Notícia

IRPF 2019: Receita Federal libera programa

Inserido em 25 de fevereiro de 2019
Compartilhamento

A Receita Federal liberou hoje (25/02) o download do programa gerador do Imposto de Renda Pessoa Física 2019, referente ao ano-base 2018. O referido programa está disponível para download na página da Receita Federal clicando aqui.

O envio da declaração, no entanto, pode ser feito apenas a partir do dia 7 de março, às 8h, terminando em 30 de abril.

Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, receberão mais cedo as restituições do Imposto de Renda, se tiverem direito a ela. As restituições começarão a ser pagas em junho, e seguem até dezembro, para os contribuintes cujas declarações não caíram em malha fina.

Uma das novidades do Imposto de Renda deste ano é que serão exigidos CPF’s para todos os dependentes incluídos na declaração. Em 2017, o CPF passou a ser obrigatório para dependentes a partir de 12 anos e, no ano passado, a partir de 8 anos.

A partir deste ano, a Receita também exigirá mais informações sobre os bens dos contribuintes na declaração do IR. Entre os dados que serão pedidos na declaração de 2019 estão endereço, número de matrícula, inscrição para IPTU e data de aquisição de imóveis, além do número do Renavam de veículos.