Notícia

Eduardo Gussem toma posse como Procurador-Geral de Justiça do Estado do RJ

Inserido em 17 de janeiro de 2017
Compartilhamento

O novo Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem, tomou posse na manhã de ontem, segunda-feira (16/01), em sessão solene do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça. Gussem chefiará o Parquet fluminense no biênio 2017/2019.

A solenidade foi realizada no auditório do edifício-sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Prestigiada pela classe, compareceram ao evento diversas autoridades, familiares e amigos do empossado.

Eduardo Gussem foi conduzido ao auditório pelo Procurador-Geral de Justiça, Marfan Martins Vieira; pelo Subprocurador-Geral de Direitos Humanos e Terceiro Setor, Ertulei Laureano Matos; e pelo Procurador de Justiça aposentado, José Ivanir Gussem, seu pai.

A AMPERJ esteve representada na mesa de cerimônia por seu Presidente Luciano Mattos. Além de Eduardo Gussem e Marfan Vieira, fizeram parte da mesa de cerimônia o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho; o Deputado Estadual Edson Albertassi (PMDB), representando o Presidente da Assembleia Legislativa (ALERJ; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Aloysio Neves Guedes; o Prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella; o Corregedor Nacional do Ministério Público, Cláudio Henrique Portela; o Corregedor do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Pedro Elias Erthal Sanglard; o Presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União, Rinaldo Reis Lima; a Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Norma Cavalcanti; o Procurador-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Leonardo Espíndola; entre outras autoridades.

Em dezembro de 2016, Gussem foi o candidato mais votado na eleição destinada a compor a lista tríplice para escolha do Chefe do MPRJ e, no dia 2 de janeiro corrente, o Governador do estado, através de decreto, referendou a escolha da classe nomeando-o para o cargo.

Com 24 anos de atuação no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, José Eduardo Ciotola Gussem acumulou experiência exercendo diversas funções em órgãos de execução e em estruturas administrativas. Gussem foi Presidente da AMPERJ no biênio 2007/2008.