Notícia

Alexandre de Moraes toma posse no STF

Inserido em 23 de março de 2017
Compartilhamento

A AMPERJ esteve representada por seu Presidente, Luciano Mattos, nesta quarta-feira (22/03), no plenário do do Supremo Tribunal Federal, em Brasília (DF), durante a posse do novo Ministro, Alexandre de Moraes. Também estiveram presentes o Subprocurador-Geral de Justiça de Relações Institucionais e Defesa de Prerrogativas, Marfan Martins Vieira; a Presidente da CONAMP, Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti; o Presidente da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Elísio Teixeira Lima Neto; o Procurador do Trabalho e Assessor da PGT, Carlos Eduardo de Azevedo Lima; além de integrantes dos tribunais superiores, membros do MP, do governo, do parlamento e juristas de todo país.

O novo Ministro passará a integrar a Primeira Turma do Tribunal, à qual também pertencem os Ministros Marco Aurélio (Presidente), Luiz Fux, Rosa Weber e Luís Roberto Barroso.

Natural de São Paulo, Alexandre de Moraes tem 48 anos e foi nomeado para ocupar a vaga aberta em decorrência da trágica morte do Ministro Teori Zavascki, vítima de um acidente aéreo ocorrido em 19 de janeiro último.

Moraes foi Ministro de Estado da Justiça, membro do Ministério Público de São Paulo, Secretário de Segurança Pública e Secretário Municipal de Transportes da capital paulista. Atuou como advogado, consultor jurídico, membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Graduado em Direito pela USP, possui doutorado em Direito do Estado e livre-docência em Direito Constitucional também pela Universidade de São Paulo. Alexandre de Moraes é professor associado da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), professor titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie e ainda hoje é associado da Associação Paulista do Ministério Público.