Notícia

MPRJ sedia encontro para implementação de políticas de segurança

Inserido em 11 de abril de 2017
Compartilhamento

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) foi sede, nos dias 03 e 04/04, do “1º Encontro de Estratégias para Implementação da Resolução 156/2016”. Editada em 14 de fevereiro, a resolução tem como objetivo integrar as ações de planejamento e as políticas de segurança institucional nos MPs. O encontro foi organizado pela promotora de Justiça Elisa Fraga de Rego Monteiro, da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) do MPRJ, juntamente com  o coordenador do Comitê de Políticas de Segurança Institucional (CPSI) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), procurador de justiça Sidney Dalabrida, contando com a presença de procuradores e promotores de justiça dos MPs estaduais, MP Militar, MP Federal e MP do Trabalho, além dos oficiais da Polícia Militar responsáveis pela segurança institucional das respectivas instituições.

A resolução é fruto de proposta aprovada no dia 13 de dezembro de 2016, durante a 24ª Sessão Ordinária do Conselho e institui a Política de Segurança Institucional (PSI/MP) e o Sistema Nacional de Segurança Institucional do Ministério Público (SNS/MP).

Durante o encontro, palestras ressaltaram a importância da disseminação de uma “cultura de segurança institucional”, que fomente ações preventivas nas áreas de Pessoal, de Materiais, Áreas e Instalações, na Gestão de Análises de Riscos e na Segurança de Informação. Esses temas também foram objeto de debates entre os integrantes dos 4 grupos de discussão que foram formados, gerando propostas a serem encaminhadas ao CPSI nacional, que acontecerá em Brasília, em agosto.

Os diversos membros, colaboradores da CSI do MPRJ e convidados ouviram informações relevantes de especialistas em segurança, como o coronel da reserva do Exército Brasileiro, Camel André de Godoy Farah; o gerente de Segurança Institucional do MP do Trabalho, Cleverson Lautert Cruz; o técnico pericial da Divisão de Evidências Digitais e Tecnologia (DEDIT-CSI) João Bernardo Guimarães Aversa; e os diretores de Tecnologia da Informação e Segurança do Banco Itaú (parceiro do MPRJ).

“A importância do encontro é a discussão dos temas referidos na resolução, identificando-se as medidas urgentes que podem ser implementadas no presente momento, e as demais que demandam recursos financeiros, com a finalidade de se estabelecer cronograma de execução de ações de modo a cumprir o prazo de 2 anos estabelecido na resolução, sempre considerando as peculiaridades de cada MP e a situação financeira de cada Estado”, afirmou Elisa Fraga.

Fonte: MPRJ