Notícia

AMPERJ recebe Juíza e Promotor de Justiça italianos para palestras

Inserido em 12 de Abril de 2018

Como parte da celebração de seu aniversário de 72 anos de fundação, que se dá no próximo dia 24, a AMPERJ sediou nesta quarta-feira (11/04) palestras de dois importantes representantes do Ministério Público e da Magistratura italiana: o Promotor de Justiça Francesco Menditto e a Juíza Paola di Nicola.

Compuseram a mesa do evento, além dos palestrantes, o Promotor de Justiça do MPRJ Alexander Araújo de Souza, que a coordenou; Frederico Penna, representante da Universidade de Roma Tor Vergata; e a advogada Luciana Maria Taveres Rodrigues, responsável pela tradução consecutiva das palestras.

Previamente ao início das explanações, Alexander Araújo de Souza saudou os presentes destacando o alto nível dos convidados. Na oportunidade, Frederico Penna agradeceu à AMPERJ pela organização do evento e pela oportunidade do intercâmbio cultural entre Brasil e Itália.

A Juíza Paola di Nicola, primeira a palestrar, também agradeceu à AMPERJ, a qual afirmou ser uma associação combativa e referencial. Em sua apresentação sobre violência contra a mulher, Paola apresentou dados da União Europeia e da Organização Mundial de Saúde (OMS) e comentou os esforços que a Itália vem realizando no combate à violência contra a mulher, bem como o apoio oferecido às vítimas. Na oportunidade, ainda citou a Lei Maria da Penha como exemplo digno de combate à violência.

Falando sobre o Ministério Público italiano e o combate ao crime organizado, o Promotor de Justiça Francesco Menditto iniciou sua palestra pontuando características do funcionamento e da organização estrutural do MP de seu país. O Promotor de Justiça compartilhou com os presentes algumas das ações italianas no combate às máfias, à exemplo da criação da Procuradoria-Geral Anti-Máfia e da experiência bem sucedida no confisco de bens dos investigados. Ao término, Francesco Menditto destacou a importância da participação da sociedade no combate contínuo às organizações criminosas.

Sucedendo às palestras, responderam perguntas e debateram os temas com os presentes.

Confira a galeria de fotos do evento.