Notícia

Publicada lei que altera concessão de medidas protetivas às vítimas de violência doméstica

Inserido em 14 de maio de 2019
Compartilhamento

Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (14/05) a Lei 13.827, de 2019, que modifica a concessão de medidas protetivas de urgência, que agora pode ser disponibilizada também pela autoridade policial, para mulheres ou a seus dependentes em casos de violência doméstica ou familiar.

O texto prevê que, verificada a existência de risco atual ou iminente à vida ou à integridade física da mulher em situação de violência doméstica e familiar, ou de seus dependentes, o agressor será imediatamente afastado pela autoridade judicial; pelo delegado de polícia, quando o Município não for sede de comarca; ou pelo policial, quando não houver delegado disponível no momento da denúncia. Segundo a nova norma, a autoridade policial deverá informar a decisão ao juiz da comarca mais próxima em até 24 horas.

A nova legislação prevê, ainda, que as medidas protetivas de urgência serão registradas em banco de dados mantido e regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça, garantido o acesso do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos órgãos de segurança pública e de assistência social.

A íntegra da Lei 13.827, de 2019 está disponível clicando aqui.