Notícia

IAB celebra aniversário com homenagem a Sepúlveda Pertence

Inserido em 7 de agosto de 2019
Compartilhamento

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) celebrou seus 176 anos com uma homenagem ao ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) José Paulo Sepúlveda Pertence, com a concessão da Medalha Teixeira de Freitas, maior honraria do instituto. O Presidente da Amperj, Ertulei Laureano, compareceu à sessão solene realizada na noite de segunda-feira (05/08).

Sepúlveda Pertence foi um dos primeiros ministros nomeados para a Corte após a redemocratização. Ele foi ministro entre 1989 e 2007. Após ser condecorado com a comenda que distingue aqueles que deram contribuição inestimável ao Direito e à Justiça, Sepúlveda Pertence agradeceu a homenagem e apontou que “há um incentivo à polarização e uma atração pelo autoritarismo, em número cada vez mais crescente, em diversos países, inclusive no nosso”.

Entre as homenagens a Sepúlveda Pertence, destacou-se o discurso do Ministro do STF Luis Roberto Barroso, que contou um pouco da trajetória do homenageado, ressaltando sua capacidade de ser grandioso em todos os lugares onde passou.

Para Luís Roberto Barroso, “a partir de José Paulo Sepúlveda Pertence, o STF se tornou uma corte com interlocução com a sociedade e mais proativa na defesa dos direitos fundamentais de grupos historicamente discriminados, como mulheres, negros, indígenas e a comunidade LGBT”.

Com fotos e informações do IAB.