Notícia

Antonio Augusto Brandão de Aras será o novo Procurador-Geral da República

Inserido em 5 de setembro de 2019
Compartilhamento

O Presidente Jair Bolsonaro escolheu o Subprocurador Antonio Augusto Brandão de Aras como o novo Procurador-Geral da República pelos próximos dois anos.

A indicação será enviada ao Senado para que Aras seja sabatinado e a instituição aprove sua nomeação. A sabatina ocorre na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), durante a qual os candidatos são questionados sobre suas posições jurídicas. O nome precisa ser aprovado tanto na CCJ como no plenário do Senado.

Antônio Augusto Brandão de Aras ingressou no MPF em 1987, é Doutor em Direito Constitucional pela PUC-SP, mestre em Direito Econômico pela UFBA, as suas teses de doutorado sobre a adoção do Mandato Representativo Partidário e da Fidelidade partidária foram acolhidas como jurisprudência (leading case) pelo Supremo Tribunal Federal (MS 26.603/DF e MS 30.380/DF). Foi admitido em 1989, por concurso público, professor da Faculdade de Direito da UFBA e, atualmente, é professor da UnB, lecionando as disciplinas de Direito Eleitoral e Direito Privado.