Notícia

Primeira turma do MPRJ após a fusão comemora 45 anos da posse

Inserido em 18 de maio de 2022
Compartilhamento

A Amperj promoveu, nesta quarta-feira (18), um almoço em comemoração aos 45 anos da turma do primeiro concurso do Ministério Público do atual estado do Rio de Janeiro. O encontro aconteceu no restaurante da Associação e contou com a presença de oito integrantes da turma, que tomou posse em 1977. O presidente da Amperj, Cláudio Henrique Viana, prestigiou o almoço, ao lado de membros da diretoria. A presidente do Centro de Procuradores de Justiça (Ceprojus/MPRJ), Maria do Carmo Casa Nova, também participou.

Dentre os 29 aprovados no primeiro concurso após a unificação do Ministério Público da Guanabara e do Ministério Público do antigo Estado do Rio de Janeiro, puderam participar da confraternização Ertulei Laureano Matos, Francisco Antônio Souto e Faria, Jorge Vacite Filho, Luiz Carlos Rodrigues da Costa, Maria Augusta Vaz, Maria Teresa Moreira Lima e Sérgio Bastos Vianna de Souza. O filho de Sérgio Zetterman, Luiz Zetterman, compareceu representando o pai.

Cláudio Henrique saudou todos os presentes e falou sobre a felicidade da Associação poder “comemorar com um concurso que marca a união”. Ele também falou sobre a possibilidade de novos encontros acontecerem. “Espero que isso possa se repetir. A Amperj também é um espaço para isso. Estamos sempre de portas abertas, com total disponibilidade para realizar os eventos.”

Os membros da turma puderam relembrar, com saudosismo, episódios vividos ao longo da carreira. A ex-promotora e atual desembargadora Maria Augusta Vaz contou que passou cinco anos no MPRJ e foi a primeira mulher a atuar na comarca de Bom Jesus de Itabapoana. O procurador de Justiça aposentado Jorge Vacite Filho comentou sobre sua entrada no MPRJ: “Nada mais me fez tão feliz do que isto. Se eu tivesse que fazer tudo de novo na minha vida, faria exatamente igual.”

Após o almoço, os presentes cantaram parabéns e celebraram esse momento especial e único.