Notícia

Marcelo Muniz recebe Medalha Tiradentes por atuação em Nova Iguaçu

Inserido em 25 de maio de 2022
Compartilhamento

O promotor de Justiça Marcelo Muniz Neves recebeu, nesta terça-feira (24), a Medalha Tiradentes, entregue pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT). A solenidade aconteceu no Plenário da Alerj, no Edifício Lúcio Costa, com a presença dos ex-procuradores-gerais de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador José Muiños Piñeiro e José Eduardo Gussem – também ex-presidente da Amperj -; do procurador de Justiça Carlos Roberto Jatahy; do promotor Alexandre Murilo Graça e do advogado Paulo César Cunha.

Marcelo Muniz teve importante papel no julgamento dos responsáveis pela chacina da Baixada, em 2005, quando atuou como promotor do Júri de Nova Iguaçu. “Essa homenagem é em agradecimento à sua coragem e ao seu papel fundamental à elucidação dos crimes e à punição dos responsáveis”, disse André Ceciliano. Marcelo acredita que a medalha é mais voltada para a instituição do que para a pessoa que recebe, “o MP está sendo homenageado aqui na Alerj e é uma felicidade muito grande”.

Em seu discurso, Marcelo relembrou momentos da sua carreira e se emocionou ao receber a medalha pelo seu pai. Recentemente, o promotor atuou como coordenador do Núcleo de Investigação Penal do Rio de Janeiro. Ele foi empossado no MPRJ em maio de 1999 e tem passagem pelo Tribunal do Júri da capital. Além disso, foi subcoordenador de movimentação do MPRJ, coordenador do Centro de Nova Iguaçu, integrou o Gaeco e foi coordenador da 1ª Central de Inquéritos e do Núcleo de Investigação Penal da Capital.

A Medalha Tiradentes é a mais alta comenda concedida pela Alerj. Desde 8 de agosto de 1989, a Resolução 359 destina o prêmio a quem prestou relevantes serviços à causa pública do estado do Rio de Janeiro.

Fotos: Larissa Costa/Amperj