Notícia

Revista Amperj: A vitória da União

Inserido em 27 de setembro de 2022
Compartilhamento

Chapa liderada por Cláudio Henrique Viana recebe 77,25% dos votos e é reeleita para o biênio 2023/2024.

por Lúcio Santos

O atual presidente da Amperj, Cláudio Henrique Viana, foi reeleito para um segundo mandato, com 77,25% dos votos dos associados. Na eleição realizada em 1º de agosto, a Chapa União recebeu 693 votos, enquanto a Chapa Autonomia conseguiu 204 votos. Mais de 120 promotores e procuradores de Justiça foram à sede da Associação votar nas cabines especialmente preparadas. A maioria dos eleitores, contudo, preferiu votar remotamente.

Leia Mais: Revista da Amperj destaca a reeleição da Chapa União

A comissão eleitoral foi formada pelos procuradores de Justiça aposentados Mary Virginia Northrup e Duval Vianna, e pela promotora de Justiça Marcela do Amaral Barreto de Jesus Amado. A eleição transcorreu com tranquilidade, das 9h às 17h, e no fim da tarde, após auditoria realizada pela PUC-Rio, foi proclamado o resultado, com a presença de representantes das duas chapas. Foram 897 votos válidos, 10 nulos e cinco brancos, com 215 abstenções. Para Cláudio Henrique, “os 693 votos que foram depositados para a Chapa União são um incentivo para que possamos continuar trabalhando pelo Ministério Público e pelos associados”.

Ele afirmou que a nova Diretoria manterá o mesmo lema que vem norteando as ações da Amperj desde janeiro de 2021: “União, Amperj para todos”. Os associados elegeram a Diretoria e os membros do Conselhos Consultivo e Fiscal. Os eleitos vão tomar posse em 1º de janeiro de 2023, e o mandato vai até 31 de dezembro de 2024.

Mais de 120 associados votaram presencialmente

Para o pleito de 2022, a Amperj usou o Sistema Eletrônico de Votação (SEV), do MPRJ, o mesmo utilizado nas últimas eleições. Tanto os que votaram remotamente quanto os que compareceram à sede, usaram o mesmo sistema.

A participação dos associados foi expressiva. Nos primeiros 40 minutos, foram computados mais de 100 votos. Após quatro horas de votação, 592 associados já tinham acessado o portal e votado. A Amperj disponibilizou um buffet e o restaurante para proporcionar um ambiente agradável e confortável para os associados votarem presencialmente. A hora do almoço registrou a maior presença na sede.

O ex-presidente da Amperj e ex-procurador geral de Justiça Antonio Carlos Biscaia foi um dos que votaram na Associação. Segundo ele, “em um momento como este do nosso país, em que todos temos que cerrar fileiras em defesa da democracia, esta eleição é um exemplo, com duas chapas que estão representadas e submetendo seus nomes à apreciação dos colegas do Ministério Público”.

A procuradora de Justiça Simone Ferolla ressaltou a importância da Associação e da eleição. “A Amperj, para nós, é muito relevante porque nos ajuda enquanto classe, enquanto colegas integrados na busca dos nossos objetivos em comum. Esta eleição é muito importante porque faz com que cada um escolha aquele candidato que melhor representa esses objetivos e ideais.”

O procurador de Justiça aposentado e integrante da comissão eleitoral Duval Vianna falou sobre o clima e a tradição do pleito da Amperj. “Temos uma tradição de eleições sempre democráticas, tranquilas e respeitosas. Estou no MP há 48 anos, sempre participei das eleições, até como candidato de chapa, nunca tivemos problema nenhum, nem contestações.”

O ex-presidente da Amperj e procurador de Justiça Ertulei Laureano ressaltou a importância de a eleição da Amperj contar com duas chapas. “É bom ter duas chapas, é relevante, porque aí sim você sente o tamanho do seu peso”, disse ele.

O procurador-geral de Justiça, e também ex-presidente da Amperj, Luciano Mattos, esteve na Associação para acompanhar o final da votação e o resultado. “Foi uma celebração ao processo democrático de nossa entidade de classe, que cumpre uma função relevantíssima na defesa dos associados. A eleição foi um reconhecimento do trabalho desenvolvido e esperamos que no próximo mandato continuemos a ter um diálogo profícuo, com respeito mútuo e sempre lutando, principalmente contra o inimigo externo, em defesa do Ministério Público”, afirmou.

Amperj Biênio 2023/2024

Diretoria (693 Votos)

PRESIDENTE: Cláudio Henrique da Cruz Viana
VICE-PRESIDENTE: Dennis Aceti Brasil Ferreira
SECRETÁRIA-GERAL: Claudia Maria Macedo Perlingeiro dos Santos
DIRETOR FINANCEIRO: Felipe Barbosa Freitas Ribeiro
DIRETOR CULTURAL: Rogerio Pacheco Alves
DIRETORA SOCIAL: Allana Alves Costa Poubel
DIRETORA DE DEFESA DE DIREITOS E PRERROGATIVAS FUNCIONAIS: Renata Mendes Samesom Tauk
DIRETORA ASSISTENCIAL E DE ASSUNTOS RELATIVOS A APOSENTADOS E PENSIONISTAS: Luiza Thereza Baptista de Mattos
DIRETORA DE ASSUNTOS LEGISLATIVOS: Carla Carrubba
DIRETOR DE ESPORTES: Heleno Ribeiro Pereira Nunes Filho

Conselho Consultivo

Vinicius Winter de Souza Lima (594 Votos)
Guilherme Mattos de Schueler (528 Votos)
Elisa Fraga de Rego Monteiro (514 Votos)
Tatiana Costa Torres (484 Votos)
Fabiano Gonçalves Cossermelli Oliveira (451 Votos)
Carlos Gustavo Coelho de Andrade (398 Votos)
Adriana Silveira Mandarino (383 Votos)
Luiz Sergio Wigderowitz (359 Votos)
Renata Mello Chagas (350 Votos)

Conselho Fiscal

Alexandre Viana Schott – 590 Votos (Presidente)
Roberta Dias Laplace – 515 Votos (Titular)
Henrique Aragão Carraro Bastos – 420 Votos (Titular)
Pedro Borges Mourão Sá Tavares de Oliveira – 388 Votos (Suplente)
Marcelo Daltro Leite – 336 Votos (Suplente)
Gabriela da Costa Lopes – 325 Votos (Suplente)

Leia a Revista da Amperj na íntegra aqui.