Notícia

Revista Amperj: Torneio de Tênis reúne associados no último fim de semana de agosto

Inserido em 27 de setembro de 2022
Compartilhamento

Competição foi organizada em quatro categorias, para atender a atletas de todos os níveis, dos iniciantes aos avançados.

por Yuri Murta

No último fim de semana de agosto, a Amperj organizou um Torneio de Tênis que reuniu mais de 40 associados e familiares em quatro categorias. O evento aconteceu nas quadras da Academia Techset, na Barra da Tijuca.

Leia Mais: Revista da Amperj destaca a reeleição da Chapa União

Revista Amperj: A vitória da União

Junto à competição, no primeiro dia do evento houve também uma clínica do esporte para todas as idades. Foram aulas com professores para os mais variados níveis. As práticas foram de ensinar adultos e crianças a partir de 6 anos a dar os primeiros forehands e backhands até treinar jogadores com muitos anos de experiência no esporte e que tinham a pretensão de aperfeiçoar seus golpes e táticas na quadra.

O fim de semana de muita interação e união contou com pessoas de todas as idades, desde filhos de promotores a procurador aposentado. Todos puderam se divertir praticando um dos esportes mais charmosos do mundo.

O campeonato

O torneio contou com quatro categorias: iniciante, intermediário masculino, intermediário feminino e avançado. Os primeiros e segundos colocados receberam troféus de ouro e prata. Devido ao número de atletas, cada disputa teve um
formato diferente. Na iniciante, foram confrontos diretos de todos contra todos, já o intermediário masculino contou até com fase de grupos.

Na categoria iniciante, o campeão foi o promotor de Justiça Tiago Joffily, que venceu seus confrontos contra Natasha Costa e Marina Gomes, que terminou com a segunda colocação na categoria.

Já no intermediário masculino, Paulo Leal Medeiros saiu vitorioso depois de se classificar no grupo A. Ele precisou vencer quatro confrontos para sair com o título de campeão da categoria. Na decisão, enfrentou Tadeu Nemer. Segundo Paulo, foi uma ótima experiência participar do torneio e conhecer outros colegas que praticam o tênis. “Eventos assim são importantes para congregar os associados e familiares em torno do esporte. Fiquei muito feliz com a vitória, pois todas as partidas foram muito disputadas”, disse.

No intermediário feminino, Maria de Lourdes Almeida da Fonseca se tornou campeã ao vencer os seus dois confrontos diretos. A vice foi Carina D´Avila, que venceu o primeiro jogo e chegou a ganhar da campeã no primeiro set, mas acabou sofrendo a virada. Maria de Lourdes ressaltou o clima de amizade e descontração e a oportunidade de interação com os colegas através do esporte que ama. “Meus filhos, que estavam presentes ficaram felizes e orgulhosos, o que me
enche de alegria. Esse é o maior prêmio!”

A categoria avançada teve como grande campeão Leonardo Xavier dos Santos, marido da promotora Priscila Naegele.
Leonardo se sagrou campeão depois de vencer seus dois confrontos no sábado e, posteriormente, o último jogo no domingo. Ele disse que não esperava o título e que contou com a sorte. Além disso, destacou que “o evento incentivou a união e a prática do esporte”.

O destaque

Os outros três participantes da categoria avançada terminaram empatados em segundo lugar. Um deles é necessário destacar: Eduardo Menezes Côrtes.

O procurador de Justiça aposentado de 79 anos aceitou o desafio de enfrentar jogadores muito mais jovens. Ele ingressou no Ministério Público do Rio de Janeiro em 1973 e se aposentou em 1993. Quase 30 anos depois da aposentadoria, decidiu participar do torneio da Amperj.

Para ele, eventos como esse são elementos catalisadores da maior afeição e respeito entre colegas, uma vez que a convivência gera laços. Ele afirmou que “a participação no torneio será um bem que acrescentarei a outros acumulados na vida, bem que não tem preço”.

“Foi um sentimento especial. Aposentado voluntariamente em agosto de 1993, a expectativa no momento da inscrição era de reencontro com alguns colegas. Na chegada, verifiquei estar em meio a jovens com idade inferior à de meus filhos. A dúvida na participação e o receio que me situassem fora de meu tempo foram dissipados pela acolhida cordial e carinhosa de todos. Aproveitei o evento. Afinal, longa é a tarde, curta é a vida! Que outros se realizem. Farei o possível para estar presente”, acrescentou Eduardo Menezes Côrtes.

Leia a Revista da Amperj na íntegra aqui.