Notícia

Entrega do Prêmio Amperj de Literatura será nesta quinta (1º)

Inserido em 30 de novembro de 2022
Compartilhamento

Os vencedores do 1º Prêmio Amperj de Literatura vão receber seus troféus e exemplares da antologia com os textos nesta quinta-feira (1º), às 17h30. A cerimônia será conduzida pelo presidente Claudio Henrique Viana, no auditório da Amperj, junto com a entrega das Medalhas do Mérito da Associação.

O Prêmio Amperj de Literatura foi lançado em abril, com o objetivo de estimular os associados a escreverem e divulgarem contos e poesias. A iniciativa do diretor cultural, Rogerio Pacheco Alves, contou com a curadoria do professor de Literatura André Dias. Com o sucesso do prêmio, a Amperj decidiu que o concurso será realizado anualmente.

Leia Mais: ‘Você é o gestor’ promove almoço de associados em Friburgo

Saiba mais sobre os 10 homenageados com a Medalha do Mérito

Na solenidade, os três primeiros colocados de cada categoria vão receber troféus e exemplares do livro editado pela Amperj com todos os contos e poesias inscritos no concurso. O promotor de Justiça Felipe Pires Cuesta venceu na categoria Conto. Segundo ele, o primeiro lugar no Prêmio Amperj de Literatura o deixou muito honrado e feliz, especialmente pela grande qualidade dos textos concorrentes e pela alta capacidade do júri técnico responsável convidado pela Amperj para a seleção das obras premiadas. “Ler e escrever literatura é uma atividade constante em minha vida”, disse o promotor.

A vencedora da categoria Poesia foi a procuradora de Justiça aposentada Marlene Maria Espíndola. Ela afirmou que foi surpreendida com a primeira colocação conquistada com ao poema “A Derrota do Coronga”. “Eu me perguntava se iriam apreciar aquela poesia em tom mais forte de guerra com o Coronga, diante de outras que poderiam ser mais líricas, ou mais românticas. Certamente fiquei feliz com o resultado e com as palavras da ilustre comissão julgadora”, disse ela.

Vencedores do 1º Prêmio Amperj de Literatura:

Conto

Procrastinação, de Felipe Pires Cuesta
Esfera, de Antonio Borromeu Fernandez
O Sumiço do Papa, de Edilma Engels

Poesia

A Derrota do Coronga, de Marlene Maria Espínola
Cotidiano, de Cristina Maria Nogueira de Vasconcellos Costa
Apaga a Luz, de Cláudia Türner Pereira Duarte