Notícia

Cinco filmes para nunca esquecer as vítimas do Holocausto

Inserido em 27 de janeiro de 2023
Compartilhamento

Nesta sexta-feira (27) é celebrado o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, designado pela ONU em 1º de novembro de 2005, ano do 60º aniversário da libertação dos prisioneiros nos campos de concentração nazistas. A data escolhida é referente à ação das tropas soviéticas, em 1945, que deram fim ao maior campo de extermínio da Alemanha, Auschwitz-Birkenau.

Leia Mais: Associações jurídicas discutem migração previdenciária

Frentas pede ao CNJ prorrogação para vigência da Resolução 481

A data é uma oportunidade para refletir sobre um dos capítulos mais tristes e dramáticos da história da humanidade: o genocído cometido pelos nazistas contra mais de seis milhões de judeus, ciganos, poloneses, homossexuais, pessoas com deficiência e comunistas na Segunda Guerra Mundial. Em homenagem à memória das vítimas, a Amperj indica cinco filmes que ajudarão a entender a História. Confira as dicas a seguir:

“A Vida é Bela” – Apple TV

Quando um bibliotecário judeu de mente aberta e seu filho se tornam vítimas do Holocausto, o homem tem que usar a imaginação para fazer o pequeno acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com a intenção de protegê-lo do terror e da violência que os cercam. É um filme intenso e que mostra as relações dentro dos campos de concentração.

“O Menino do Pijama Listrado” – Netflix

Baseado no livro de mesmo nome, o filme conta a história de dois garotos de oito anos que se tornam amigos. Contudo, um é filho de um comandante alemão e o outro é um menino judeu. A relação de amizade se desenvolve com uma cerca de arames os separando. As consequências dessa amizade trazem desfechos inesperados. O filme retrata a guerra e o Holocausto pelo olhar das crianças.

“Sobrevivi ao Holocausto” – YouTube

O documentário mostra um sobrevivente do Holocausto voltando aos campos de concentração da Alemanha nazista e contando tudo o que viu e viveu. Ele é acompanhado por Marina Kagan, uma jovem brasileira com a mesma idade que Julio tinha quando a Segunda Guerra acabou. Através das conversas conhecemos o que foi o Holocausto nas palavras de quem sobreviveu à barbárie.

“Perdoai-nos as Nossas Ofensas” – Netflix

Nesse curta-metragem passado na década de 1930, um menino do ensino fundamental que tem uma deficiência física no braço direito se torna alvo dos nazistas. Para sobreviver à perseguição constante, ele precisa tomar uma decisão de grande risco.

“O Guarda de Auschwitz” – Prime Video

O filme segue os eventos do Holocausto através dos olhos de um soldado da SS, a organização paramilitar ligada ao Partido Nazista de Adolf Hitler. Quando o soldado começa a trabalhar no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau e fica encarregado de construir uma nova câmara de gás, percebe que está sendo cúmplice de uma grande atrocidade.