Notícia

Turma do 10º Concurso do MPRJ comemora 32 anos de posse

Inserido em 3 de fevereiro de 2023
Compartilhamento

A turma do 10º concurso de ingresso para o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro comemora o aniversário da posse, que foi em 4 de fevereiro de 1991. Para os aprovados, os 32 anos foram consolidados com desafios e conquistas. A Amperj parabeniza todos pelo aniversário do concurso e pela dedicação ao MPRJ.

Leia Mais: Fevereiro é o mês para organizar documentos do IR 2023
Amperj promove ações fundamentais para se adequar à LGPD

“O MP foi a consolidação de uma história iniciada com o estágio no MPRJ com as então promotoras de Justiça Maria Amélia Couto Carvalho e Nelia Nahid de Carvalho. Representou uma nova visão de vida, pois já atuava na condição de advogado, mas guardava a vontade de ingressar no MPRJ. Tinha uma afetividade pela Instituição, a qual se consolidou com a aprovação no concurso”, disse o procurador de Justiça Orlando Carlos Neves Belém, que atua como titular da 2ª Procuradoria de Justiça de Tutela Coletiva. A aprovação no MP foi uma resposta pessoal. “A aprovação diz que é possível realizar sonhos. É a vitória do mérito. Isso traz uma sensação extraordinária. É sempre algo pessoal e intransferível.”

A procuradora de Justiça Denise Tarin faz parte da mesma turma e conta que passar no concurso foi uma realização profissional e pessoal. “Aos 26 anos eu passei para o MP e fui mãe, com poucos dias de diferença. Ao longo desses anos o Ministério Público me constituiu como pessoa humana. Me deu possibilidades múltiplas de atuar em favor da sociedade civil. Pude exercitar meus conhecimentos e aprendizados no Direito e colocá-los à disposição da sociedade. Isso sempre me motivou e continua motivando 32 anos depois”, disse. Ao longo da carreira, Denise destaca a atuação na implementação, em 1995, da 1ª Promotoria de Meio Ambiente Regional, em Petrópolis, que foi o embrião das Promotorias de Tutela Coletiva.

Os aprovados no 10º concurso foram Alice Anna Louise da Silva, Ana Paula Cardoso de Lima Guedes Campos, Darlei Gonçalves Bala, Denise Tarin, Elisa Maria Torelly Santos Rocha, Fernando Luiz de Azevedo Costa, Gisele Aparecida Gonçalves Sirieiro Monteiro, Jorge Narciso da Silva Filho, Luciana Sapha Silveira, Marcelo Lima Buhatem, Marcos Ramayana Blum de Moraes, Margaret Motta Ramos, Maria Aparecida Lamoglia Dias, Maria Célia Gonzaga da Igreja, Maria de Lourdes Féo Polônio, Marlon Oberst Cordovil, Orlando Carlos Neves Belém, Wânia Helena Valle Ayres.