Notícia

Seis filmes para refletir sobre a discriminação racial

Inserido em 24 de março de 2023
Compartilhamento

Na última terça-feira (21) foi celebrado o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. Como forma de lembrar esse grave problema que, infelizmente, ainda é presente em nossa sociedade, e de momentos históricos que o cinema retratou, a Amperj selecionou seis filmes bem conhecidos, mas que sempre vale a pena rever. Confira as dicas.

Laia Mais: Procuradoria da República no Rio homenageia Força-Tarefa
Guilherme Martins lançará livro sobre direito ao esquecimento

“Pantera Negra” (2018) – Disney+ 

Acompanha T’Challa que, após a morte de seu pai, o rei de Wakanda, volta à isolada e tecnologicamente avançada nação africana para a sucessão ao trono e ocupar o seu lugar de direito como rei.

“Pantera Negra: Wakanda para Sempre” (2022) – Disney+ 

Quando o ator Chadwick Boseman morreu, em agosto de 2020, deixou um buraco no coração de seus familiares, fãs e um espaço difícil de ser preenchido no tão elogiado “Pantera Negra”. O filme sequência é praticamente uma homenagem de t’odos aos ator que fazia o personagem T´Challa.  Em “Pantera Negra: Wakanda para Sempre”, o povo de Wakanda enfrenta o luto pela trágica morte do rei T’Challa, em decorrência de uma grave doença. Enquanto o reino passa pelo momento mais vulnerável de todos, novas ameaças surgem: primeiro, o governo norte-americano deseja explorar o Vibranium, o metal mais forte do mundo. Mas, essa parece ser a menor das preocupações quando um antagonista ainda mais imponente surge. 

“12 anos de escravidão” (2013) – Star+

Em 1841, Solomon Northup é um preto livre, que vive em paz ao lado da esposa e dos filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de 12 anos, o protagonista passa por dois senhores, Ford e Edwin Epps, que exploram seus serviços.

“Moonlight” (2016) – Prime Video

Black trilha uma jornada de autoconhecimento enquanto tenta escapar do caminho fácil da criminalidade e do mundo das drogas de Miami, nos EUA. Encontrando amor em locais surpreendentes, sonha com um futuro maravilhoso.

“Malcolm X” (1992) – Prime Video

O líder afro-americano Malcolm X tem o pai assassinado pela Klu Klux Klan e sua mãe internada por insanidade. Preso aos 20 anos, Malcolm se converte ao islamismo e passa a pregar seus ideais.

“Infiltrado na Klan” (2018)  – Prime Video e Apple TV

Em 1978, Ron Stallworth, um policial preto do Colorado, consegue se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunica com os membros do grupo por meio de telefonemas e cartas e, quando precisa estar fisicamente presente, envia um policial branco em seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron fica próximo do líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.