Notícia

Manoel Murrieta é eleito representante da América Latina na IAP

Inserido em 24 de março de 2023
Compartilhamento

O presidente da Conamp, Manoel Murrieta, foi eleito representante da América Latina no Comitê Executivo da Associação Internacional de Procuradores (International Association of Prosecutors – IAP). Seu nome foi aprovado pelo comitê em reunião em Atenas, na Grécia. O outro representante escolhido foi o procurador-geral do Chile, Ángel Valencia.

Leia Mais: Programa Diálogos Ambientais começa na quarta-feira (29)
Seis filmes para refletir sobre a discriminação racial

“É com muita honra e alegria que assumo mais esta responsabilidade pela valorização e desenvolvimento do Ministério Público. Este é um espaço altamente qualificado para trabalhar em escala global na defesa dos membros do MP e no aperfeiçoamento de todo o sistema de Justiça”, afirmou Murrieta.

A IAP é uma organização internacional que reúne procuradorias gerais e associações de classe que, juntas, representam mais de 200 mil procuradores e promotores de 177 países.
A entidade tem status de órgão consultivo do Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU) em questões relacionadas com os Sistemas de Justiça, especialmente nas matérias que abrangem os Ministérios Públicos.

Atualmente, são filiadas à IAP sete autoridades internacionais, como o Gabinete do Procurador junto à Corte Penal Internacional, o Mecanismo Residual Internacional para Tribunais Penais da ONU e a Agência da União Europeia para a Cooperação Judicial em Matéria Criminal (Eurojust).

As relações da IAP com a ONU incluem a participação de seus representantes em conferências, cursos e treinamentos, bem como a publicação conjunta de documentos e livros de referência para a atuação dos procuradores e promotores em todo o mundo.