Notícia

Aula de Literatura e Teatro terá Eugene O’Neill como tema

Inserido em 27 de março de 2023
Compartilhamento

A segunda aula do curso de Literatura e Teatro da Amperj de 2023 será nesta terça-feira (28), na modalidade virtual, a partir das 18h30. Para este encontro, o professor André Dias escolheu como tema “O’Neill: a Derrota das Certezas Familiares”.

Leia Mais: Seis filmes para refletir sobre a discriminação racial

Manoel Murrieta é eleito representante da América Latina na IAP

Na aula, haverá uma análise da peça “Longa Jornada Noite Adentro” (1941), de Eugene O’Neill, para refletir sobre o processo de deterioração das relações familiares e como o sentimento de culpa pode corroer a existência. A peça é um clássico do teatro norte-americano moderno e ainda hoje nos faz pensar sobre a constituição dos indivíduos no âmbito familiar e como as relações no interior desta célula social são decisivas para forjar os sujeitos em toda a sua complexidade, tanto na esfera privada quanto na pública.

As aulas, que fazem parte dos eventos culturais que a Amperj oferece aos associados e dependentes desde 2021, acontecem sempre nas últimas terças-feiras de cada mês e são ministradas pelo professor associado de Literatura Brasileira do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF André Dias. Em um total de dois anos, já foram 22 aulas com duração total de 34 horas. 

No ciclo de estudos de 2023 serão debatidos, entre outros temas, as dores dos amores desfeitos, a vida sob os escombros da existência, os profundos caminhos do coração humano, o tempo passado debaixo do céu e as complexas relações raciais. 

Para participar, os associados devem acessar o link enviado por email e pelo WhatsApp no dia da aula.