Notícia

Turma do 4º Concurso do MPRJ comemora 38 anos de posse

Inserido em 28 de março de 2023
Compartilhamento

A turma do 4º Concurso de Ingresso para o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro comemora 38 anos de posse, iniciada em 28 de março de 1985. A Amperj parabeniza todos pelo aniversário e pela dedicação ao MPRJ.

Leia Mais: Pedro Elias Erthal Sanglard lança livro na Festa dos Aniversariantes
Promotora Mariah Paixão é designada coordenadora de Beach Tennis

A procuradora de Justiça Elizabeth Carneiro de Lima era jornalista formada e atuava na área de comunicação quando decidiu entrar para o MPRJ, e passou em 5º lugar. Ela lembra que foi a primeira pessoa com deficiência a entrar na instituição. “Eu sou deficiente auditiva em grau severo. Fui barrada no exame de saúde, e quando fui à junta médica eu comprovei que utilizando um aparelho auditivo eu poderia exercer a função normalmente.” Segundo ela, isto nunca a impediu de nada. Desde que foi aprovada, atuou como promotora de Júri, foi titular em Trajano de Morais e Cantagalo, mas destaca a Promotoria de Justiça de Nova Friburgo, onde atuou por sete anos.

Antonio Borromeu Fernandez, promotor de Justiça aposentado, disse que a importância do MP é incalculável. “Eu fui promotor durante 37 anos, quase dois terços da minha existência até agora. A aprovação no 4º Concurso foi o final de um processo que foi trilhado com muita disciplina e método, acrescido de uma pitada de sofrimento, mas valeu muito a pena.” Borromeu trabalhou nas comarcas de Miguel Pereira, São Gonçalo, Itaboraí, Nova Iguaçu e na 11ª e 15ª Varas de Família. Ele guarda memória afetiva da atuação na comarca de Itaboraí, onde ficou por quase uma década.

Os aprovados no 4º Concurso do MPRJ foram: Alberto Henrique de Pinho Canellas; Ana Lúcia Abcid; Annabella Vera Grazia Herczog; Antonio Borromeu Fernandez; Branca Maria Moreira Alves; Cristina Tereza Gaulia Borrmann; Denise Pereira Freitas; Eliane Ferreira Caldas; Elizabeth Carneiro de Lima; Geraldo Luiz Mascarenhas Prado; Ida Maria Mulin Alledi; Joel Teixeira de Araujo; Jorge Luiz Le Cocq D’Oliveira; José Carlos Paes; Lucia Maria Lacerda; Márcia Alvares Pires Rodrigues; Márcia Rodrigues de Oliveira; Marco Antonio Ibrahim; Maria Alexandre B. M. de Oliveira de S. Tonim; Maria da Conceição Lopes de Souza Santos; Maria Cristina da Silva Gaertner; Maria Luiza Cabral Vieira; Marilia de Castro Neves Vieira; Patrícia Silveira da Rosa; Regina Lucia Natal de Carvalho; Sonia Maria Rocha e Silva; Vania Maria Carrano Benjó; Vicente Silvio Ferreira do Nascimento.

Eliane Bahiense de Albuquerque, Elisabeth Cassar, Elizabeth Carneiro de Lima e Maria Cristina Palhares dos Anjos Telechea. Integrantes da turma no Palácio Guanabara.
O promotor de Justiça Antonio Borromeu Fernandez é cumprimentado por Leonel Brizola.