Notícia

Dia Nacional da Adoção: Procurador de Justiça Sávio Bittencourt assina artigo e lança livro infantil em celebração

Inserido em 25 de maio de 2020
Compartilhamento

Desde 2002 é celebrado no dia 25 de maio o Dia Nacional da Adoção. Em data tão significativa para se refletir a respeito da importância do acolhimento de crianças e adolescentes por novas famílias, o Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e Diretor do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ) Sávio Bittencourt assinou artigo abordando o tema.

Intitulado “Ser pai, ser mãe: o que é?” e publicado pelo jornal O Estado CE, o artigo do Procurador de Justiça do MPRJ trata da parentalidade por adoção através de fundamentos que podem ser também úteis para a paternidade e a maternidade biológica ou adotiva. “A adoção será tão somente uma atitude. Justamente a atitude da paternidade e da maternidade que, superando as dificuldades e os desafios das relações interpessoais, fazem do cuidado afetivo com o outro uma opção de vida. Em suma, são adotadas as crianças que são amadas” destaca-se trecho do artigo, disponível na íntegra aqui.

Ainda dentro das celebrações do Dia Nacional da Adoção, Sávio Bittencourt lança neste dia 25 de maio seu terceiro livro infantil: “Que bicho Dudu é?”. O lançamento da obra se dá durante o Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ENAPA), realizado pela primeira vez completamente on-line, por conta da pandemia do novo coronavírus. O encontro, cujo objetivo é compartilhar experiências e integrar e fortalecer a rede de proteção à infância e juventude, acontece entre os dias 23 e 25 de maio.

O livro “Que bicho Dudu é?” foi ilustrado por Tiago Xavier Savioli, de 15 anos que, como o personagem Dudu, também é filho por adoção. A obra é totalmente gratuita e está disponível para ser acessada clicando aqui. “Decidi fazê-lo virtual para poder compartilhar com vocês, na esperança que leiam com as crianças que tenham por perto” afirma o autor, Sávio Bittencourt.