Notícia

Curso da Amperj propõe repensar a realidade a partir da Literatura e do teatro

Inserido em 3 de março de 2021
Compartilhamento

A leitura e o debate de romances e peças teatrais são o ponto de partida para uma reflexão sobre aspectos sociais, históricos e existenciais do passado e do presente. Com essa premissa, o professor André Dias ministra dia 23 (terça-feira) a primeira aula do curso “Literatura e Teatro: Apontamentos Sobre Ordem Social, Dogmas e Fragmentação do Sujeito”, oferecido pela Amperj a associados e dependentes, na modalidade virtual.

Leia mais: ‘Teoria dos Jogos trata da interação humana’, disse Alexandre Rosa no Amperj Debates
Escola de Direito da Amperj lança turmas preparatórias para concursos com desconto de 35%

“Sem dispensar o diálogo com outros campos do conhecimento, o centro de nossa atenção estará voltado para o exame de obras ficcionais que muito têm a nos comunicar sobre isso que chamamos de realidade”, disse o professor.

O curso de literatura terá seis aulas mensais, transmitidas pela plataforma Zoom, com a leitura e a análise das peças “Um inimigo do povo” (1882), de Henrik Ibsen; “Vida de Galileu” (1938/39), de Bertolt Brecht, e “Estado de sítio” (1948), de Albert Camus. Ele também recomenda os romances “O falecido Mattia Pascal” (1904), de Luigi Pirandello; “O deserto dos tártaros” (1940), de Dino Buzzati, e “A lua vem da Ásia” (1956), de Campos de Carvalho.

André Dias é professor associado de Literatura Brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF e dá aulas no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura no Instituto de Letras da UFF.