Notícia

Câmara aprova urgência e PL que desfigura lei da Improbidade Administrativa pode ser votado nesta quarta

Inserido em 15 de junho de 2021
Compartilhamento

A Câmara de Deputados aprovou em votação nesta terça-feira (15) a urgência do projeto de lei que desfigura a Lei da Improbidade Administrativa. Foram 400 votos pela urgência da votação a 30. Com esse resultado, o PL pode ser votado pelo plenário da Casa já nesta quarta-feira (16).

Leia mais: Nova Lei de Improbidade Administrativa pode emperrar o combate à corrupção no Brasil
Com apoio da Amperj, Conamp lança cartilha crítica à nova Lei de Improbidade Administrativa

A Amperj e a Conamp se opõem fortemente ao projeto e têm feito gestões junto a parlamentares e a imprensa no sentido de esclarecer os grandes riscos do PL para a sociedade.

Entre outros problemas, o texto estabelece prazo máximo de seis meses – prorrogáveis por mais seis – para investigações por improbidade; muda a contagem da prescrição, atualmente de cinco anos a partir do término do mandato ou função de confiança, para oito anos a contar do fato o prazo; fixa dever de ressarcimento em perdas e danos, no caso de reconhecimento de inexistência de ato de improbidade; e extingue a possibilidade de ações para violações de princípios gerais da administração pública.

Para Cláudio Henrique Viana, presidente da Amperj, “o PL representa um duro golpe no combate à corrupção e à improbidade administrativa”.

“Além de inviabilizar a investigação pelo MP em muitos casos, estipula um prazo irreal para investigações complexas. Algumas condutas deixam de ser consideradas ilícitos, criando um verdadeiro estímulo à sua prática.”

 

Foto: Agência Câmara