Notícia

Promotores oferecem 21 bolsas de estudo na Escola de Direito da Amperj

Inserido em 16 de junho de 2021
Compartilhamento

Dezoito promotores do 35º concurso de ingresso no MPRJ, realizado em 2018, se uniram numa ação solidária, com o intuito de aumentar a pluralidade nos quadros da instituição. Eles estão financiando 21 vagas na Escola de Direito da Amperj para pessoas negras, pessoas com deficiência, hipossuficientes e mulheres que são mães. Promotores de outros dois concursos também aderiram à iniciativa.

Leia mais: Com ensino virtual, Escola de Direito da Amperj rompe fronteiras
‘Na Escola de Direito da Amperj, aluno começa a formar seu DNA de promotor de Justiça’, diz Cláudio Viana em live

Dez bolsistas ingressaram na turma intensiva, cujas aulas tiveram início na segunda-feira (14), e onze, na turma de exercícios, prevista para começar no próximo sábado (19). Ambas são preparatórias para o tão aguardado 36º concurso, que deve ser ainda este ano.

A candidata Deize Carvalho foi uma das contempladas. Ela se sente motivada a ingressar no Ministério Público pelo fato de a instituição ser voltada para a defesa dos direitos fundamentais do cidadão. 

“Vi no curso uma oportunidade de poder avançar na luta em defesa das pessoas vulneráveis, que buscam por justiça. Por não ter recursos, considero a bolsa uma grande benção”, relatou Deize.

O diretor financeiro da Amperj, Felipe Ribeiro, disse que a atitude dos colegas reforça o papel da Associação na promoção de ações de impacto social efetivo. “Como nas ações solidárias ainda em andamento por conta da pandemia, esta iniciativa revela a força dos nossos associados e a possibilidade de a Amperj atuar como facilitadora de boas práticas”, completou.

Para o diretor cultural da Associação, Rogério Pacheco, a ação resgata o espírito de solidariedade que precisa pautar a sociedade: “Todos nós, promotores e procuradores, já vivemos as angústias e a ansiedade de um concurso público, e também as dificuldades, no caso de muitos, de ordem material, financeira, para aquisição de livros e o próprio custeio de cursos. Essa iniciativa é exemplar, e demonstra o quão generosos são esses colegas”.

Parte dos alunos bolsistas foi escolhida pelos próprios egressos do 35º concurso; outros, foram selecionados pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Os promotores têm o desejo de impulsionar cada vez mais este tipo de iniciativa no futuro, e conquistar novos parceiros, que possam financiar outras vagas.