Notícia

Obra de Pirandello é tema do próximo encontro Literatura e Teatro na Amperj

Inserido em 21 de junho de 2021
Compartilhamento

O quarto encontro do projeto “Literatura e teatro: Apontamentos sobre ordem social, dogmas e fragmentação do sujeito” será na terça-feira (29). O tema da aula é “Pirandello: a frágil condição humana”, e a transmissão começa às 18h30, pela plataforma Zoom. Não é necessário fazer inscrição para participar. Todos os associados da Amperj receberão, por e-mail, o link de acesso.

Leia mais: Obra de Camus é tema do Curso de Literatura e Teatro da Amperj
Segunda aula do curso de Literatura e Teatro vai analisar obra de Brecht

A partir do texto “O falecido Mattia Pascal” (1904), um dos mais conhecidos romances do dramaturgo e romancista italiano Luigi Pirandello, o professor André Dias vai conduzir os associados participantes por reflexões sobre aspectos sociais, históricos e existenciais de sua obra.

“O desconcertante romance expressa a impossibilidade de o ser humano escapar de si mesmo, além de se converter em um apelo inabalável à sobrevivência de uma vida permanentemente inventada”, conta Dias. 

Ele é professor associado de Literatura Brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense. Também leciona no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura no Instituto de Letras da universidade.

Pirandello é considerado um grande renovador do teatro. Sua obra é marcada pelo humor e pela originalidade. Segundo Dias, o autor traz sempre uma “interrogação penetrante, que desvela a precariedade do ser humano”

O projeto de Literatura e Teatro da Amperj promove encontros virtuais mensais, disponíveis na seção “multimídia” da intranet da Amperj. As duas próximas aulas vão tratar dos romances “O deserto dos tártaros” (1940), de Dino Buzzati, e “A lua vem da Ásia” (1956), de Campos de Carvalho.

 

Curso de Literatura e Teatro