Notícia

Colar do Mérito é entregue em comemoração ao Dia Nacional do Ministério Público

Inserido em 18 de dezembro de 2017
Compartilhamento

Em comemoração ao Dia Nacional do Ministério Público, que se dá no dia 14 de dezembro, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro homenageou, na última sexta-feira (15/12), aqueles que apresentaram relevantes contribuições à Instituição, com a entrega de sua maior honraria, o Colar do Mérito. A cerimônia foi realizada no auditório do edifício-sede da Procuradoria, no Centro do Rio de Janeiro.

O Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem, abriu o evento com discurso que relembrou os desafios para o Estado do Rio de Janeiro no último ano, além de pararabenizar a atuação dos homenageados em suas áreas. “Parabéns aos homenageados pelos passos dados até aqui. Parabéns, sobretudo, pela coragem e destemor. Saibam todos que juntos enfrentaremos essa difícil realidade, sempre com ética, retidão e com o coração elevado, em busca de um Estado que respeite seus cidadãos dando a eles, acima de tudo, dignidade” afirmou o Procurador-Geral.

Receberam o Colar do Mérito do Ministério Público o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, Desembargador Milton Fernandes de Souza; o Chefe do Estado Maior do Exército, General Fernando Azevedo e Silva; a Ex-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio, Desembargadora Jacqueline Lima Montenegro; a Presidente Interina do Tribunal de Contas do Estado do Rio, Marianna Montebello Willeman; o Defensor Público-Geral do Estado do Rio Janeiro, André Luís Machado de Castro; o Presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Domingos Meirelles; o Procurador-Geral do Município do Rio, Antônio Carlos de Sá; o Procurador de Justiça do MPRJ, Ricardo Ribeiro Martins; e a Promotora de Justiça aposentada do MPRJ Anaíza Helena Malhardes Miranda. O Colar do Mérito também foi entregue ao Subprocurador-Geral de Justiça de Relações Institucionais e Defesa de Prerrogativas, Marfan Martins Vieira, que recebeu a homenagem em 2009; e ao Subprocurador-Geral de Justiça Jurídico e Institucional do Estado de Mato Grosso Marcelo Ferra de Carvalho, que recebeu a comenda em 2013.

Durante a solenidade, servidores que prestaram relevantes serviços ao MPRJ foram agraciados com a Medalha Annibal Frederico de Souza. Receberam a homenagem Ana Paula dos Santos, Thaís Silva Gonçalves, Denise Nascimento e o subtenente João Máximo Guimarães Rodrigues (in memoriam). Também recebeu a homenagem o servidor Marcelo Vieira Azevedo, a quem a medalha foi concedida em 2014.

Em discurso amplamente ovacionado, o Ministro Luís Roberto Barroso, que falou em nome dos agraciados, relembrou sua relação estreita com o MPRJ, sendo seu pai, Roberto Bernardes Barroso, Membro aposentado do Parquet fluminense e associado da Amperj. Barroso ainda compartilhou uma análise do cenário brasileiro atual de enfrentamento da corrupção e a importância da postura combativa do Ministério Público. “Não importa o que esteja a sua volta, façam sempre o melhor trabalho possível” terminou seu discurso.

Também foi entregue o “Prêmio MPRJ Ideias Inovadoras”, que tem o objetivo de estimular a adoção de novas práticas administrativas. O trabalho desenvolvido pela servidora Taisa Raphael de Oliveira venceu em primeiro lugar. O segundo lugar ficou com as servidoras Marcia Nogueira da Silva e Anália do Santos Silva. Em terceiro lugar, foi premiado o servidor Ronaldo Bello Guimarães.

A cerimônia foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem. O Presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Luciano Mattos, compôs a mesa do evento ao lado do Corregedor-Geral do MPRJ, Pedro Elias Erthal Sanglard; do Procurador-Geral do Estado do Rio de Janeiro interino, Claudio Roberto Pieruccetti Marques; do Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM RJ), Thiers Vianna Montebello; do Presidente do Conselho de Administração da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Integrantes do Ministério Público no Estado do Rio de Janeiro (SICOOB/COOMPERJ), Virgílio Panagiotis Stavridis; da Presidente do Centro dos Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CEPROJUS), Maria do Carmo dos Santos Casa Nova; do Presidente da Caixa de Assistência de Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CAMPERJ), Eduardo da Silva Lima Neto; e do Presidente da Associação dos Servidores dos Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (ASSEMPERJ), Flávio Sueth Nunes.