Notícia

Curso da Amperj analisa a experiência humana através de obras literárias

Inserido em 4 de fevereiro de 2021
Compartilhamento

Analisar como o discurso literário problematiza aspectos centrais da sociedade e da existência humana é a proposta do professor André Dias no curso “Literatura e Teatro: Apontamentos Sobre Ordem Social, Dogmas e Fragmentação do Sujeito”, que será oferecido pela Amperj a associados e dependentes a partir de março.

 

Leia mais: Veja datas e locais de vacinação no Rio contra Covid-19 em fevereiro

CNMP é competente para solucionar conflito de atribuição entre MPs, decide STF

 

Professor Associado de Literatura Brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF e professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura no Instituto de Letras da UFF, André Dias vê o curso como uma “oportunidade de construção de uma interlocução privilegiada com os participantes, tendo a arte, especialmente a literária, como bússola e farol”.

Serão seis aulas mensais na modalidade virtual; a primeira em 23 de março. O programa do curso propõe a leitura e a análise das peças “Um inimigo do povo” (1882), de Henrik Ibsen; “Vida de Galileu” (1938/39), de Bertolt Brecht, e “Estado de sítio” (1948), de Albert Camus. Também sugere os romances “O falecido Mattia Pascal” (1904), de Luigi Pirandello; “O deserto dos tártaros” (1940), de Dino Buzzati, e “A lua vem da Ásia” (1956), de Campos de Carvalho.

“A partir da leitura e do debate de romances e peças teatrais, poderemos refletir sobre aspectos sociais, históricos e existenciais do passado e do presente que nos são caros. Sem dispensar o diálogo com outros campos do conhecimento, o centro de nossa atenção estará voltado para o exame de obras ficcionais que muito têm a nos comunicar sobre isso que chamamos de realidade”, esclarece o professor.

O associado que não puder participar ao vivo dos encontros poderá acessar o conteúdo das aulas no site da Amperj.