Notícia

‘Teoria dos Jogos trata da interação humana’, disse Alexandre Rosa no Amperj Debates

Inserido em 2 de março de 2021
Compartilhamento

O primeiro encontro do Amperj Debates, série de sete encontros para fomentar o diálogo sobre temas de crescente interesse no cenário jurídico, aconteceu nesta segunda-feira (1º) e teve “Teoria dos Jogos e Processo Penal” como tema. A estreia reuniu em ambiente virtual, pela plataforma Zoom, o juiz do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Alexandre Morais da Rosa e o promotor de Justiça do MPRJ Sidney Rosa da Silva Junior.

Leia mais: Aula do curso de filosofia aborda influência e participação feminina
Escola de Direito da Amperj lança turmas preparatórias para concursos com desconto de 35%

“A ideia é trazer inquietação, trazer questionamento”, afirmou o presidente da Amperj, Cláudio Henrique Viana ao parabenizar Rogério Pacheco, diretor Cultural, pela iniciativa do projeto.

“A Teoria dos Jogos trata da interação humana, que pressupõe sujeitos racionais, mas também se modifica a partir de diferentes contextos”, explicou Alexandre Morais da Rosa, que é doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná e professor da Universidade Federal de Santa Catarina. “A partir de um esquema de preferências individuais, existe a possibilidade de saber como cada participante do jogo iria se comportar”, disse.

Doutor em Direito pela Universidad de Burgos, na Espanha, Sidney Rosa da Silva Junior estimulou o debate propondo uma reflexão sobre a possível adaptação da experiência da Teoria dos Jogos para um cenário tecnológico, com o uso de inteligência artificial e técnicas de modelagem de processos.

Para Rogério Pacheco, “a primeira edição do Amperj Debates foi um sucesso, tendo em vista a expressiva participação dos colegas e a qualidade do expositor e do debatedor”. 

Abril terá duas edições do Amperj Debates. No dia 5, o tema “Processos Estruturantes” terá palestra de Felipe Barreto Marçal, advogado, professor de Processo Civil da Emerj e doutorando em Direito Processual pela UFPR. O debate será conduzido pelo promotor do MPRJ Emiliano Rodrigues Brunet Depolli Paes, professor da UFRJ e doutor em Ciência Política pelo IESCP/UERJ.

“Proteção de Dados, Segurança Pública e Persecução Penal” é o tema do encontro do dia 19 de abril, com palestra da procuradora de Justiça aposentada do MPRJ Lúcia Maria Teixeira Ferreira, mestre em Direito pela UERJ. A promotora da Justiça e ex-coordenadora da CSI/MPRJ Elisa Fraga de Rego Monteiro conduzirá o debate.

Em breve, o debate desta segunda-feira estará disponível na íntegra na intranet da Amperj.

Abaixo, a programação para os próximos encontros.