Notícia

‘Na Escola de Direito da Amperj, aluno começa a formar seu DNA de promotor de Justiça’, diz Cláudio Viana em live

Inserido em 17 de março de 2021
Compartilhamento

A EDA (Escola de Direito da Amperj) promoveu nesta terça-feira (16) um bate-papo sobre a perspectiva de realização de um concurso de ingresso na carreira do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.  A live foi transmitida pelo perfil oficial da EDA no Instagram, e contou com as participações do presidente da Amperj, Cláudio Henrique da Cruz Viana, e da professora de Direito Constitucional Flavia Bahia, coordenadora acadêmica das turmas presenciais da EDA. A live está disponível na íntegra no IGTV da EDA, no próprio perfil do Instagram.

Leia mais: Em nota, Conamp e ANPR apoiam atuação do MP no combate à corrupção
STF revoga suspensão nacional de processos que tratam da Lei da Ação Civil Pública

“Uma previsão realista é de que até o fim deste ano seja anunciado um edital para realização de um novo concurso para o MP-RJ”, disse o presidente da Amperj. Ele destacou o compromisso da atual gestão da associação com a excelência de ensino da EDA. “A EDA tem a finalidade de promover uma aproximação do aluno com o Ministério Público, seus membros e seu funcionamento, mesmo antes da eventual aprovação. O aluno começa a formar seu DNA de promotor de Justiça”, afirmou.

Como braço educacional da Diretoria Cultural da Amperj, a EDA oferece aos alunos acesso a palestras, debates e outros eventos, e também ao acervo da biblioteca do MP-RJ. “A EDA ajuda o aluno a trilhar o caminho até a aprovação”, destacou Flavia Bahia. Há dez anos na escola, a coordenadora lembrou a alta expectativa que se forma em torno de todo concurso do MP-RJ, e ressaltou a necessidade de grande dedicação dos candidatos.

“É fundamental a preparação com antecedência”, frisou a professora, ao citar o lançamento pela EDA, ainda em fevereiro, de três turmas preparatórias: Regular Manhã, Intensiva Noite e Intensiva Sábado. A previsão de início das aulas é 29 de março. Ainda é possível usufruir de um desconto de 35% nos valores dos cursos. “Nosso calendário de aulas está afinado com as perspectivas de realização do concurso. Será uma experiência única de preparação para as provas específicas ao longo do certame”, disse Flavia.

Segundo a coordenadora, as turmas da EDA também formam um núcleo de estudos importante para as carreiras jurídicas estaduais, como magistratura, defensoria e advocacia pública. “A proposta é também atender à demanda daqueles que não pensam exatamente no MP”, explicou.

Ao comentar a marca dos 25 anos de fundação da EDA, o presidente da Amperj sublinhou a excelência de seus resultados. Reconhecido centro de estudos jurídicos no Rio de Janeiro, a escola tem histórico consolidado de aprovação em concursos do MP-RJ, detendo a maior taxa de sucesso do meio educacional no segmento. Em 2019, 74% dos aprovados foram preparados por ela. A escola é habilitada pelo MEC a ministrar cursos de pós-graduação, e, de acordo com Viana, está sendo avaliada a possibilidade de se passar a oferecer formação superior.