Notícia

Paulo Cezar Pinheiro Carneiro lança 2ª edição de “O Novo Processo Civil Brasileiro”

Inserido em 8 de abril de 2021
Compartilhamento

“Este é um livro que eu gostaria de ter escrito.” A declaração de Cândido Rangel Dinamarco, professor catedrático de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, inicia o prefácio de “O Novo Processo Civil Brasileiro”, décimo livro lançado pelo procurador de Justiça aposentado do MP/RJ Paulo Cezar Pinheiro Carneiro, agora em sua segunda edição. 

Leia mais: Professor da EDA, Fabrício Bastos lança livro “Acordo de não persecução cível”

Segunda edição do Amperj Debates discute o tema “Processos Estruturantes”


A declaração de Dinamarco dá a dimensão da relevância da obra. Dividido em três partes, que tratam do processo de conhecimento e de cumprimento de sentença, do processo de execução e da tutela provisória, o livro traz noções gerais do tema e se aprofunda na análise dos institutos vitais do processo civil brasileiro à luz do Direito Processual Constitucional. 

Paulo Cezar Pinheiro Carneiro integrou as comissões de juristas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados que elaboraram o novo Código de Processo Civil. É membro do Instituto Ibero-Americano de Direito Processual e da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, além de professor titular de Teoria Geral do Processo na Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). 

“Vejo neste novo livro do professor Paulo Cezar Pinheiro Carneiro uma opção metodológica que denominei pragmatismo iluminado. E falo em pragmatismo iluminado para expressar minha admiração pelo modo como o autor soube plantar esse exame na teoria do processo e em suas garantias constitucionais, as quais são um poderoso fator de iluminação de suas posições”, destaca Cândido Rangel Dinamarco no prefácio.

Publicado pela Editora Forense, “O Novo Processo Civil Brasileiro” aborda novos temas nesta segunda edição, como o julgamento virtual e por videoconferência. O livro está disponível para compra nas versões impresso e e-book.