Notícia

Sergio Kapps lança livro de contos ambientado em Petrópolis

Inserido em 19 de abril de 2021
Compartilhamento

O procurador de Justiça aposentado Sergio Kapps de Carvalho está lançando seu primeiro livro, que traz contos ambientados na cidade histórica de Petrópolis. Com publicação simultânea no Brasil, Portugal, Angola e Cabo Verde, “Contos de Réis” traz reflexões de um descendente de colonos alemães, e um pouco da Cidade Imperial de antigamente, com seus barões e sua gente comum. “A colonização alemã em Petrópolis é muito menos conhecida do que a do Sul do País”, conta o autor.

Leia mais: Inscrições abertas para o sarau virtual pelos 75 anos da Amperj
Amperj distribui donativos a famílias de Jardim Gramacho

Publicado pela Editora Chiado Books, o livro tem histórias cotidianas da vida dos fundadores de Petrópolis e seus descendentes. “Sempre pesquisei a nossa história, até porque descendo de 20 dessas famílias de colonos. Quero tornar nossa história ainda mais conhecida”. 

Dedicado à recuperação dessa memória, Sergio Kapps produziu o documentário “Petrópolis Alemã”, disponível para ser assistido no YouTube. O procurador também mantém páginas sobre o tema no Instagram e no Facebook.

Sergio lembra que, como promotor de Justiça, trabalhou em cidades do interior do Estado, nas quais viveu situações que agora inspiraram contos. Colecionador de histórias, durante 8 anos manteve o programa de rádio “Espaço do Cidadão”. Nele, fazia entrevistas com personalidades do meio jurídico, médicos e historiadores.

Ele se sente realizado com o alcance que o livro pode ter mundo afora. “É uma grande oportunidade aberta pela Chiado Books, que tem sede em Cascais. Uma forma de muita gente saber sobre nossa história”.

Segundo o autor, toda a renda obtida com os livros será revertida para a aquisição de cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio de um acordo com a Cufa – Central Única das Favelas. “Infelizmente, muitos estão passando fome. Vi uma entrevista com o Preto Zezé, presidente da Cufa, e um raio de esperança brotou em mim”, conta Sérgio. “Talvez nem tudo esteja perdido. O Brasil ainda tem muita gente de bem”, afirma, com esperança.  

“Contos de Réis” está disponível em pré-venda nas livrarias Martins Fontes, Travessa, e Cultura, além das lojas virtuais Amazon e Rakuten Kobo.