Notícia

Em novo livro, Humberto Dalla Bernardina lança olhar contemporâneo sobre a tutela coletiva

Inserido em 28 de abril de 2021
Compartilhamento

Com mais de 25 anos de docência, o procurador de Justiça Humberto Dalla Bernardina de Pinho está lançando o “Manual de Tutela Coletiva”, livro em que compartilha a experiência acumulada como professor em cursos de Direito da graduação e pós-graduação. “É uma obra que busca trabalhar a Tutela Coletiva sob vários prismas”, conta o autor.

Leia mais: Novo CPP: associação jurídica europeia critica possível redução do papel do MP em investigações
Amperj colhe sugestões para novo CPP em reuniões com associados

Na publicação, lançada pela editora Saraiva Jur, Bernardina divide a autoria com o defensor público do Estado do Rio José Roberto Mello Porto. O ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello assina o prefácio.

“O livro dá um enfoque contemporâneo para a tutela coletiva, à medida em que trabalha com os instrumentos da coletivização pela via principal, a ação civil pública, a ação popular, o mandado de segurança coletiva e a ação de improbidade administrativa. E também com a coletivização de forma incidental, por meio dos incidentes de fixação de tese jurídica no código de processo civil”, conta o procurador.

Bernardina é professor titular de Direito Processual Civil na UERJ, na Estácio e no IBMEC. “Manual de Tutela Coletiva” é seu 28º lançamento. Ele tem obras próprias e em coautoria. O procurador é professor emérito e diretor acadêmico da Escola do Ministério Público do Rio de Janeiro (Emerj) e editor da Revista Eletrônica de Direito. Na Amperj, foi diretor cultural no biênio 2019/2020.