Notícia

Presidente da Amperj fala do papel da EDA na preparação para concurso do MPRJ

Inserido em 18 de maio de 2021
Compartilhamento

O presidente da Amperj, Cláudio Henrique da Cruz Viana, participou nesta segunda-feira (17) de um bate-papo com a coordenadora acadêmica das turmas presenciais da Escola de Direito da Amperj (EDA), Flavia Bahia. O tema da live, transmitida pelo Instagram da EDA, foi o lançamento da “Turma Intensiva Provão MPRJ”, preparatória para o Concurso de Ingresso na Carreira do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, previsto para este ano.

Leia mais: Concurso MPRJ 2021: EDA lança turma preparatória intensiva

‘Na Escola de Direito da Amperj, aluno começa a formar seu DNA de promotor de Justiça’, diz Cláudio Viana em live

“Neste momento, o concurso está confirmado, e o edital está no Conselho Superior para ser aprovado”, afirmou Cláudio Henrique, lembrando que a estimativa é que a publicação saia ainda neste primeiro semestre de 2021. As aulas da turma intensiva começam no mês que vem.

A expectativa em torno da prova é alta, e compartilhada entre os candidatos e a Escola. “A EDA chega aos 25 anos com uma tradição forte de aprovação no concurso do MPRJ, e isso aumenta nossa responsabilidade e nosso empenho”, disse o presidente da Amperj. 

No concurso de 2019, 74% dos aprovados foram alunos da Escola. “A EDA é muito importante para a Associação. Vemos a EDA com o papel importante de formar futuros promotores de justiça”, declarou ainda Cláudio Henrique.

Professora de Direito Constitucional, Flavia Bahia comemorou a grande procura pela recém-lançada turma preparatória. Trata-se de um projeto inédito da EDA, que se vale de um corpo docente formado, em sua maioria, por promotores e procuradores de Justiça do MPRJ. “São 13 membros do MPRJ dedicados à preparação intensiva dos candidatos, um diferencial que só a EDA pode oferecer”, contou Flavia.

Ao longo do bate-papo, ela e Cláudio Henrique responderam a diversas dúvidas sobre o concurso e o processo de preparação. “Não se deve esperar o concurso abrir para começar a estudar”, alertou o presidente da Amperj na conversa.

Com uma carga horária de 158 horas, a “Turma Intensiva Provão MPRJ” irá oferecer aulas ministradas ao vivo e transmitidas virtualmente. Durante 60 dias, as aulas ficarão disponíveis na íntegra no portal do aluno. Os inscritos terão acesso também à biblioteca digital do MPRJ durante o período do curso, além de material complementar de apoio, composto por cadernos de jurisprudência dos tribunais superiores. Ao término do curso, um simulado reforça a preparação. 

A live desta segunda-feira (18) está disponível no Instagram da EDA. Lá também é possível assistir a uma apresentação da promotora de Justiça Claudia Barros, professora de Direito Penal da EDA, de abril. Ela fez um apanhado das questões dos últimos concursos do MPRJ.