Notícia

Promotora Simone Sibílio é coautora de obra sobre Tribunal do Júri

Inserido em 19 de maio de 2021
Compartilhamento

A promotora de Justiça Simone Sibílio é a representante do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro na obra coletiva “Tribunal do Júri: o Ministério Público em defesa da Justiça”. A segunda edição já está disponível para compra no site da Editora Dialética.

Leia mais: Promotor Felipe Morais lança livro que sobre ônus da prova

Relatório do CPP inviabiliza apuração pelo MP, diz Cláudio Henrique ao Estadão e à Rede Vida

Trata-se de uma reunião de mais de 30 textos de profissionais  “especializados, de vários estados, unidos com o único propósito de disseminar doutrina especializada sobre tema tão caro à sociedade: a defesa da vida”, conta a promotora.

Participam do livro 50 autores de 18 estados, entre promotores, procuradores da República e membros do poder judiciário. Todos eles trazem uma abordagem prática de assuntos vinculados ao Tribunal do Júri. “Na arena da palavra, que é o Tribunal do Júri, a defesa da vida é o que une os autores”, define a promotora.

O tribunal especializado é responsável pelo julgamento dos crimes dolosos contra a vida, e sua atuação, na visão de Simone e da Amperj, seria fortemente afetada pela eventual aprovação da nova redação do Código de Processo Penal (CPP), em debate na Câmara dos Deputados.

Ao lado do presidente da Associação, Cláudio Henrique da Cruz Viana, dos promotores de Justiça do MPRJ Sauvei Lai e Alexander Araujo; e das promotoras de Justiça do MPRJ Carmen Eliza e Fernanda Neves, que também trabalham junto ao Tribunal do Júri, Simone participou de reunião com a deputada federal Major Fabiana (PSL-RJ), na quinta-feira (13), sobre o novo CPP. 

Durante o encontro com a parlamentar, que é vice-líder do governo, foram expostos os riscos de retrocesso e burocratização representados pela redação proposta na Câmara.