Notícia

Obra de Camus é tema do Curso de Literatura e Teatro da Amperj

Inserido em 21 de maio de 2021
Compartilhamento

“Camus: totalitarismo, medo e dogma em questão” é o tema da próxima aula do curso da Amperj “Literatura e teatro: Apontamentos sobre ordem social, dogmas e fragmentação do sujeito”. Será na próxima terça-feira (25), a partir das 18h30, na plataforma Zoom.

Leia mais: Professora da EDA, Claudia Barros assina manual de Direito Penal
‘CPP da impunidade’: artigo de Alexander Araújo alerta para possíveis retrocessos na legislação penal

Sob a orientação do professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) André Dias, o curso foi organizado para propor reflexões sobre aspectos sociais, históricos e existenciais interessantes a partir do debate de romances e peças teatrais. 

Nesta terça, os associados da Amperj vão poder conhecer melhor a obra do autor franco-argelino Albert Camus, Nobel de Literatura em 1957, e que deixou um legado de humanismo em livros como “O estrangeiro” e “A peste”.

“Em ‘Estado de Sítio’ (1948), Camus, através do teatro, elabora um clamor contra a tirania das ditaduras de todos os tempos e lugares”, diz André Dias. Segundo o professor, a obra do escritor chega ao século 21 penetrante e necessária, “provocando o leitor/espectador a não se conformar com os desajustes do mundo”.

Dias é professor associado de Literatura Brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF, e leciona também no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura no Instituto de Letras da universidade.

Iniciado em março, o curso de Literatura e Teatro promove encontros mensais, disponíveis na sessão “multimídia” da intranet da Amperj. As próximas aulas tratarão dos romances “O falecido Mattia Pascal” (1904), de Luigi Pirandello; “O deserto dos tártaros” (1940), de Dino Buzzati, e “A lua vem da Ásia” (1956), de Campos de Carvalho.

Não é necessário realizar inscrição para participar da aula. Todos os associados da Amperj receberão na terça-feira, por e-mail, o link para acesso.