Notícia

Com ensino virtual, Escola de Direito da Amperj rompe fronteiras

Inserido em 25 de maio de 2021
Compartilhamento

Motivada pela pandemia da Covid-19, a modalidade de aulas virtuais trouxe para a Escola de Direito da Amperj (EDA) a possibilidade de expandir sua área de atuação para além da cidade do Rio, onde fica sua sede. Iniciada em março, a Turma Regular da EDA tem 98 inscritos, dos quais 21 não moram no município. São alunos de Brasília, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e também do interior fluminense. O fenômeno é inédito na Escola, que tem 25 anos.

Leia mais: ‘Na Escola de Direito da Amperj, aluno começa a formar seu DNA de promotor de Justiça’, diz Cláudio Viana em live
Alunos da Escola de Direito da Amperj ganham acesso ao acervo da biblioteca do MP-RJ

Coordenadora acadêmica das turmas presenciais da EDA, Flavia Bahia reflete sobre os desafios decorrentes da pandemia, e destaca a revolução no ensino como uma oportunidade importante que foi abraçada pela equipe. “Estamos presenciando esta expansão democrática da atuação da Escola, levando ensino de excelência para todo o país”, diz Flavia.

“Tornou-se comum um candidato prestar concurso em outras cidades e até em outros estados. As pessoas viajam para fazer provas, um movimento que já vinha acontecendo há alguns anos. Hoje observamos esse aluno buscar a preparação em outras regiões”, conta a professora, que leciona Direito Constitucional na EDA desde 2006.

Reconhecido centro de estudos jurídicos no Rio, a Escola tem histórico consolidado de aprovação em concursos do MPRJ, detendo a maior taxa de sucesso do meio educacional no segmento: em 2019, 74% dos aprovados foram preparados pela EDA.

Este foi um dos diferenciais que atraíram Thiago Cezar Perez, de São Paulo, aluno da Turma Regular da EDA. Ele conta que conheceu a EDA nas redes sociais de professores que acompanha. Segundo ele, a principal razão para escolher a Escola foi a qualidade dos professores e “o relato de vários aprovados em concursos para carreiras do MP, principalmente”.

Servidor público, Thiago se considera muito bem adaptado ao ensino virtual. “Permite que eu assista às aulas e consiga fazer anotações mais completas, pausando o vídeo ou revendo explicações, por exemplo”, ele diz.         

Braço acadêmico da Amperj, a EDA comemora em 2021 seus 25 anos de fundação com fôlego e investimento renovados, para seguir correspondendo às necessidades educacionais que surgem e oferecer propostas cada vez melhores de estudos.

Felipe Ribeiro, diretor financeiro da Amperj, destaca que a atual gestão tem se dedicado a aprimorar, sem intermediários, o oferecimento de cursos na modalidade on-line. “Acreditamos que esse é o melhor caminho para captarmos novos alunos, especialmente aqueles que não residem na capital. A nova EDA tem um potencial ainda maior de crescimento, e estamos nos empenhando para que isso aconteça o mais breve possível”. 

Além da Turma Regular, preparatória para carreira jurídica, a EDA hoje oferece uma Turma de Exercícios focada no concurso para Delegado da Polícia Civil do RJ. O mais recente sucesso é a Turma Intensiva Provão MPRJ, preparatória para o concurso previsto para este ano. Com 13 membros do Ministério Público no corpo docente, a turma teve alta procura, e restam poucas vagas.