Notícia

Em balanço da gestão, PGJ destaca busca por integração do MPRJ

Inserido em 28 de maio de 2021
Compartilhamento

Em balanço dos primeiros quatro meses de trabalho, o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, destacou o esforço de sua gestão para dar mais eficiência à atividade-fim do MP, promover a integração interna e também o diálogo com outras instituições, com o intuito de firmar parcerias estratégicas. Um dos interlocutores é o presidente da Amperj, Cláudio Henrique da Cruz Viana, que esteve com Mattos já em janeiro, antes mesmo de tomar posse.

Leia mais: Amperj trata do novo CPP e de alteração no CNMP em reunião com Otavio Leite
Gaeco e CSI recebem visita de membros do MPPA

O Relatório de Atividades do 1º quadrimestre destaca a criação de novas estruturas, como a Subprocuradoria-geral de Justiça de Planejamento e Políticas Institucionais, voltada a fomentar e apoiar a integração ministerial e aperfeiçoar a instituição, e a Coordenadoria-Geral de Segurança Pública, pensada para aprimorar o controle externo da atividade policial.

A prestação de contas mostra que os primeiros meses de 2021 foram marcados por uma sequência de encontros organizados para aproximar órgãos e setores ministeriais, com o objetivo de estabelecer ações coordenadas e planos de trabalho. E também pela implementação de forças-tarefas importantes, como a que vem dando continuidade às investigações do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorrido em 2018, e a que fiscaliza medidas governamentais de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Em carta aberta que abre o documento, o procurador-geral chama a atenção para “o amplo diálogo com membros e servidores e o fortalecimento da combatividade e da eficiência no cumprimento da missão institucional do MP” que vem buscando.

O relatório ressalta a importância deste período inicial da gestão para a definição de metas, o dimensionamento das necessidades específicas de cada setor e as cooperações com MPs de outros estados, como Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina.