Notícia

Apoiado pela Amperj, projeto social inicia segundo módulo de atividades

Inserido em 20 de julho de 2021
Compartilhamento

O Projeto Pertencer, de capacitação de lideranças comunitárias de áreas vulneráveis para lidar com emergências naturais, deu início ao seu segundo módulo de atividades. Do primeiro, finalizado em junho, participaram 38 representantes das comunidades da Rocinha e Parque da Cidade, no Rio, Morro do Preventório, em Niterói, e ainda localidades dos municípios de Petrópolis e Silva Jardim.

Leia Mais: Assemperj lança livro para celebrar seus 30 anos
EDA lança segunda Turma Intensiva Provão MPRJ

Apoiado pela Amperj, o projeto foi criado e é conduzido pela procuradora de Justiça Denise Tarin, em parceria com a Defesa Civil estadual. O objetivo é instrumentalizar líderes de comunidades para que eles atuem na prevenção e resposta a desastres socioambientais relacionados às urgências climáticas. Essas lideranças se tornam agentes multiplicadores nas regiões em que vivem.

Na primeira etapa, foram desenvolvidas atividades voltadas a estimular a construção de uma memória comunitária e de pertencimento, com o compartilhamento de conhecimentos sobre a ocupação dos territórios e noções de segurança humana e resiliência, explica a procuradora.

Na segunda, o objetivo é desenvolver projetos colaborativos. “A metodologia da formação é dialógica, com dinâmicas e exercícios reflexivos, rodas de conversa e oficinas participativas”, diz Denise. “O Projeto Pertencer revela a possibilidade da atuação do procurador de Justiça para além da arena do Judiciário, posto que integra membros do MPRJ, instituições públicas e privadas, empresas e ONGs. Agrega saberes e melhora a qualidade de vida das pessoas de forma concreta. Penso que é uma forma inovadora de trabalho”.

O módulo 2 vai até setembro. Foram habilitadas 11 propostas de projetos comunitários colaborativos. Os grupos vão contar com dois especialistas, e os resultados integrarão um banco de projetos de Rede Pertencer, que será apresentado num site a futuros patrocinadores, conta a procuradora.

O Pertencer foi reconhecido como boa prática pela Defesa Civil em âmbito nacional. A iniciativa é do Programa Segurança Humana (PSH) da 7ª Procuradoria de Justiça de Tutela Coletiva do MPRJ, da qual Denise é titular.

Para conhecer melhor o Projeto Pertencer, assista ao vídeo.