Notícia

Proposta adequa resolução do CNMP ao ‘Pacote Anticrime’

Inserido em 10 de agosto de 2021
Compartilhamento

O presidente da Amperj, Cláudio Henrique da Cruz Viana, participou nesta terça-feira (10), em Brasília, da 11ª Sessão Ordinária de 2021 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Durante a sessão, o corregedor nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis, apresentou proposta que adequa a Resolução CNMP nº 181/2017 à Lei Federal nº 13.964/2019, o “Pacote Anticrime”. A resolução dispõe sobre a instauração e a tramitação do procedimento investigatório criminal a cargo do Ministério Público.

Leia Mais: Recuperação fiscal: Amperj pede ao STF para atuar como amicus curiae em ADI
Comissão da Amperj vai estudar proposta de regulamentação de Grupos Especializados de Atuação Funcional do MP

Na ocasião, foi apresentada pela conselheira do CNMP Sandra Krieger proposta para regulamentar a disponibilização de sistema eletrônico de gravação dos atendimentos, oitivas, reuniões e audiências extrajudiciais realizadas presencialmente ou por videoconferência a todos os ramos do Ministério Público da União e dos Estados. A gravação se tornaria, assim, obrigatória.

Ambas as propostas serão distribuídas a um conselheiro, que será designado relator, conforme o regimento interno do CNMP.

Durante o encontro também foram aprovados 12 relatórios referentes às correições realizadas pela Corregedoria Nacional no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e nos Ministérios Públicos dos Estados do Acre, Amazonas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul e Sergipe.