Notícia

Em memória de Rosa Maria Xavier Gomes Carneiro

Inserido em 19 de outubro de 2021
Compartilhamento

Simplicidade, sensibilidade e empatia. É com pesar e carinho que colegas lembram as muitas virtudes da procuradora aposentada Rosa Maria Xavier Gomes Carneiro, que morreu na segunda-feira (18), em decorrência de um câncer. “Ela plantou muitas sementes no MPRJ, que ainda renderão frutos para as próximas gerações”, descreveu o promotor Rodrigo Medina.

Referência na defesa de direitos de crianças e adolescentes, Rosa ingressou no MP em 1989, tendo integrado a primeira turma a ser nomeada diretamente pelo procurador-geral de Justiça, por determinação da Constituição Federal de 1988 (à época, o PGJ era Carlos Antonio Navega). Ao longo da carreira, ela atuaria também como coordenadora do Grupo de Trabalho da área da infância e juventude da Amperj.

“Rosa deixou um valioso legado ao MPRJ por tudo que produziu e entregou, especialmente na defesa de direitos de crianças e adolescentes. Sua contribuição, baseada na sua experiência acadêmica e profissional, fez a diferença na vida de muitas crianças e jovens. O MCA é apenas um exemplo”, diz o presidente da Associação, Cláudio Henrique da Cruz Viana.

Prima de Rosa, a também procuradora Elisabeth Gomes Sampaio lembra da convivência afetuosa, que se mantinha no ambiente do MP. “Falar sobre minha prima é reportar-me à delicadeza, carinho, amor, inteligência e compreensão. Graças à sua dedicação aos estudos cursou a faculdade de direito da UERJ”, conta. “Ela foi aprovada no 8º concurso, e eu segui seus passos no 9º concurso”, completa a procuradora.

Em 30 anos de MP, Rosa Maria teve muitas realizações. Em 2008, recebeu o Prêmio Innovare na categoria Ministério Público, com o projeto “Módulo Criança e Adolescente: contribuindo para remover a pedra do meio do caminho”.

O MCA é o sistema on-line do MPRJ com dados sobre crianças e adolescentes acolhidos. Algo fundamental para o trabalho na área, ressalta Rodrigo Medina. “Ela mudou a forma de trabalharmos e deu visibilidade a essa importante questão”, define o colega. “Estou profundamente triste e consternado, porque perdi minha maior referência de trabalho no MPRJ.”

O pioneirismo da procuradora também é destacado pela procuradora Liana Barros Cardozo: “Mesmo que alguns nem desconfiem, hoje se apoiam em ombros de gigantes. Um dos maiores foi a Rosa, que abriu e pavimentou inúmeros caminhos, os quais tantos de nós ainda percorrem.”

A família agradece o grande apoio q tem recebido neste momento. O velório será das 12h às 14h de quinta-feira (21) na Capela histórica do cemitério e crematório da Penitência, no Caju, localizada na Rua Monsenhor Manuel Gomes, 307.

A Amperj externa sua solidariedade à família, aos amigos e aos colegas de Rosa Maria Xavier Gomes Carneiro.

(Na foto principal, a procuradora em reunião com o ex-procurador-geral de Justiça Eduardo Gussem)