Notícia

Amperj promove Circuito Herança Africana em 27 de novembro

Inserido em 17 de novembro de 2021
Compartilhamento

Com o propósito de apresentar in loco um pouco da história do país, a Amperj promoverá o Circuito Herança Africana em 27 de novembro, às 10h. Em uma aula-passeio, os participantes vão conhecer uma nova perspectiva dos locais que visitarem, aprendendo os valores históricos de cada lugar.

“A Amperj realiza diversas atividades culturais para os seus associados e com o Dia da Consciência Negra entendo que a realização do circuito é uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a História do Brasil, em especial o período em que o Rio de Janeiro era um dos principais portos de chegada de pessoas negras escravizadas vindas do continente africano”, diz a promotora Roberta Rosa, que está à frente da organização.

A iniciativa acontece por meio da Diretoria Cultural da Amperj, dirigida pelo promotor de Justiça Rogério Pacheco.

A estimativa é que o percurso tenha duração de duas horas. Serão percorridos pouco mais de 2 km, e o roteiro começa no Largo de São Francisco da Prainha, na Rua Sacadura Cabral, 75, onde será o ponto de encontro.

Ao todo, os participantes vão passar por 12 locais: Pedra do Sal, Morro da Conceição, Jardim Suspenso do Valongo, Praça dos Estivadores Docas Dom Pedro II, Cais do Valongo, Casa de Machado de Assis, Revolta das Vacinas, Lazareto, Centro Cultural José Bonifácio e Cemitério dos Pretos Novos.

Os associados que quiserem participar devem se inscrever até o dia 26/11 pelo e-mail amperj@amperj.org

É indicado ir com roupas leves, calçados cômodos, chapéu ou guarda-chuva e usar protetor solar. Além de levar sua garrafa de água. O percurso é considerado de nível leve, e inclui caminhada, trechos com escadas e ladeiras.

Clique aqui e conheça mais sobre o percurso.