Notícia

Marcelo Calero é homenageado pela Amperj por atuação a favor do MP

Inserido em 30 de novembro de 2021
Compartilhamento

O secretário de Governo e Integridade Pública da Prefeitura do Rio de Janeiro, deputado federal Marcelo Calero, recebeu das mãos do presidente da Amperj, Cláudio Henrique da Cruz Viana, nesta terça-feira (30), uma placa em homenagem à sua atuação na votação da PEC 05 na Câmara dos Deputados.

Leia Mais: Barroso acata medida cautelar pedida por Conamp e AMB
Comissão de Mulheres da Conamp discute estratégias de atuação

Cláudio Henrique destacou que Marcelo Calero, “apesar de fazer parte do Secretariado do prefeito Eduardo Paes desde janeiro, deixou o cargo especialmente votar, na Câmara dos Deputados, contra a PEC 05, que previa alteração da composição do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público)”. A proposta de emenda foi rejeitada em 20 de outubro.

“Quando a PEC emergiu, já veio esse monstrengo, esse Frankenstein, que tinha um objetivo claro. Não fosse a mobilização das associações, da imprensa e da sociedade civil, teria passado. A diferença foi muito pequena, e percebi que um voto faria diferença”, afirmou Calero.

Estiveram presentes no encontro o vice-presidente da Amperj, Dennis Aceti; a secretária-geral Cláudia Perlingero; o diretor de Assuntos Legislativos, Alexandre Schott; a diretora social da Amperj, Gláucia Maria Santana, e o diretor financeiro, Felipe Ribeiro.

Marcelo Calero é graduado em Direito pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e mestre em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj). É advogado e diplomata de carreira. Cedido para a Prefeitura do Rio a partir de 2013, atuou como coordenador adjunto de Relações Internacionais, como presidente do Comitê Rio450, responsável pela comemoração dos 450 anos da cidade, e como secretário de Cultura. Em 2016, assumiu o Ministério da Cultura do governo Michel Temer. Foi eleito deputado federal nas eleições de 2018 pelo Estado do Rio de Janeiro, com 50.533 votos. Desde janeiro está licenciado do mandato de deputado, ocupando a função de secretário de Governo e Integridade Pública da Prefeitura do Rio.

(Fotos: Samuel Barcelos)