Notícia

Live festiva da Conamp celebra desafios superados em 2021

Inserido em 1 de dezembro de 2021
Compartilhamento

Comemorar a vida, brindar as vitórias alcançadas e renovar os ânimos para dar continuidade ao desenvolvimento do Ministério Público Brasileiro. Com essas palavras, o presidente da Conamp, Manoel Murrieta, deu início à live festiva da entidade, nesta terça-feira (30). A transmissão do evento aconteceu pelo perfil da Conamp no YouTube.

Leia Mais: Circuito Herança Africana atraiu mais de 30 pessoas em aula-passeio
Marcelo Calero é homenageado pela Amperj por atuação a favor do MP

“A Conamp é a maior entidade de membros do Ministério Público da América Latina. Celebramos nesta live a importância da instituição e o trabalho de cada um. Somos uma carreira fundamental ao Estado Democrático de Direito”, afirmou Murrieta.

Em seguida, o corregedor nacional do MP, Marcelo Weitzel, falou sobre os 50 anos da Conamp. “Ao longo de sua história, teve proeminente atuação na conquista de direitos, na defesa das prerrogativas e na manutenção do perfil constitucional do Ministério Público Brasileiro”, disse Weitzel.

Para a presidente do CNPG (Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais), Ivana Cei, o fim do ano é sempre um bom momento para refletir sobre o futuro. “Sabemos que as lutas virão, mas enfrentaremos os desafios presentes com coesão. Sonhamos com um Ministério Público grande e forte”.

Ubiratan Gazetta, presidente da ANPR (Associação Nacional de Procuradores da República), falou sobre o fortalecimento da parceria da entidade com a Conamp. “Chegamos ao fim de 2021 com a certeza de que caminharemos juntos em busca de um Ministério Público forte no mundo”, disse Gazetta.

Em seguida, a presidente da AMB (Associação dos Magistrados do Brasil), Renata GIl, ressaltou o esforço coletivo entre a Conamp e a AMB. “Evitamos retrocessos legislativos, como a PEC 32, trabalhamos contra o projeto do extrateto, contra a tentativa de mudança da Lei de Improbidade e a recente tentativa de alteração da composição do CNMP”, afirmou Renata Gil.

A retomada dos eventos nacionais foi um dos temas debatidos durante a live festiva de fim ano da Conamp. O presidente da ACMP (Associação Cearense do Ministério Público), Herbet Gonçalves Santos, falou sobre o 24º Congresso Nacional do MP, que será realizado em Fortaleza (CE), de 23 a 26 de março de 2022.

“Estamos construindo e consolidando um evento rico. Com programação científica e cultural, vamos contemplar os grandes desafios da nossa instituição nos próximos anos. Após quase dois anos sem eventos nacionais – de caráter presencial -, iremos retornar em grande estilo”, disse Gonçalves.

A festa contou, ainda, com o sorteio de um carro zero km no valor de R$ 57 mil. A contemplada foi a promotora de Justiça do Ministério Público do Piauí Myrian Gonçalves Pereira do Lago.

Myrian, que completou 33 anos de trabalho no Ministério Público neste ano, concorreu com outros 1.112 inscritos. “Agradeço imensamente pelo presente! Vivemos momentos delicados e este carro chegou em boa hora”, disse a promotora.