Notícia

Observatório Nacional de Adoção lança sua primeira revista

Inserido em 3 de dezembro de 2021
Compartilhamento

Composta por 13 artigos organizados pelo procurador de Justiça Sávio Bittencourt, acaba de ser lançada a primeira edição da Revista do Observatório Nacional de Adoção (Revista OBNAD), resultado do 1º Seminário do Observatório, em 19 de outubro. A iniciativa foi do IERBB/MPRJ (Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro).

Leia mais: Octeto da OSB vai se apresentar na Celebração Natalina da Amperj
Cláudio Henrique participa do Congresso de Direito Penal do MP

“O OBNAD é um grande centro de análise de toda a parte científica que se faz sobre adoção e institucionalização de crianças. É muito importante juntarmos quem está produzindo sobre esses temas, e por isso fizemos um seminário. As pessoas se inscreveram e fizeram comunicações de 20 minutos para explicar o que elas estão pesquisando nas suas universidades. Os trabalhos aprovados foram publicados na Revista do Observatório Nacional de Adoção”, explicou Sávio Bittencourt, diretor do Observatório.

O artigo “Famílias por adoção: um amálgama de identidades” abre a publicação. A autora é a pesquisadora e psicóloga Lídia Natalia Dobrianskyj Weber. Ela aborda noções como abandono e construção da identidade parental na adoção.

A revista terá edições anuais, como resultado de um seminário, onde os pesquisadores do Brasil poderão apresentar seus trabalhos sobre adoção, institucionalização e reintegração familiar. Também poderão ser abordados outros temas sobre a criança que não tem família.

“O que nós queremos fazer é comunicar à comunidade jurídica, acadêmica e científica das áreas do Direito, da Psicologia, da Assistência Social e demais ciências sociais que esses trabalhos e pesquisadores existem e jogar luz sobre o que eles estão pesquisando para que possamos ter um grande diálogo acadêmico acerca da adoção e da institucionalização das crianças e adolescentes no Brasil. A nossa intenção é ser um grande centro de formação acadêmico científico sobre adoção e institucionalização de criança”, explica o procurador.

Clique aqui para acessar a revista!