Notícia

Novo Conselho Curador da Femperj ratifica indicações para conselhos Diretor e Fiscal

Inserido em 18 de janeiro de 2022
Compartilhamento

A primeira reunião do novo Conselho Curador da Femperj (Fundação Escola Superior do Ministério Público), nesta terça-feira (18), ratificou a indicação dos nomes dos conselhos Diretor e Fiscal da Femperj, que terá como novo presidente o procurador de Justiça Sávio Bittencourt. Este foi o primeiro encontro após a Amperj assumir a ­sua gestão, na sede da fundação, no Centro do Rio.

Leia mais: Cláudio Henrique e Felipe Ribeiro publicam artigo no Jota sobre independência funcional no MP
CNMP suspende, a pedido da AMPERJ, deliberação do Conselho Superior do MPRJ que exigia autorização para o exercício do magistério

A cerimônia híbrida teve a presença do presidente da Amperj, Cláudio Henrique da Cruz Viana, e de membros da nova diretoria e da antiga, como o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, a corregedora-geral de Justiça, Luciana Sapha Silveira, e do diretor do IERBB (Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso), Leandro Navega.
“Esta pequena cerimônia, dentro das limitações da pandemia e reunindo antigos e novos integrantes para a passagem de bastão, é um marco do novo momento da Femperj”, disse Cláudio Henrique, presidente do Conselho Curador da Femperj. Segundo ele, a fundação vai oferecer cursos, divulgar o MP e aproximá-lo da sociedade civil.

“A formação vinda da escola do Ministério Público é muito importante para a instituição. É um momento de mudança da Femperj, mas sempre em segurança, com novos integrantes experientes – que já vêm participando da instituição. Conseguimos fazer essa mudança com segurança, buscando a continuidade e o fortalecimento da instituição”, afirmou Cláudio Henrique.

Para o novo presidente da Femperj, Sávio Bittencourt, “é um passo gigantesco a unificação do saber no Ministério Público, que tenhamos na Femperj a expressão do pensamento do MP na sociedade”.

“Agradeço a confiança do presidente da Amperj, Cláudio Henrique Viana. Queremos o MP grande, e esta fundação é a expressão disso. Foi criada com o dinheiro e o suor dos promotores do MP, que decidiu não emburrecer, não se quedar na mediocridade. Em nome dessas pessoas, a Femperj não pode morrer, e vai voltar a ter protagonismo de cultura e de diálogo com a sociedade”, disse Sávio.

O procurador-geral celebrou a mudança como uma conquista. “É uma grande vitória o que vivenciamos hoje. Fiquei muito feliz com a indicação dos nomes que compõem a Femperj. Continue cumprindo sua função de forma muito exitosa. Sávio é um nome muito bem escolhido, com experiência nas áreas de gestão, acadêmica, associativa.”
Participaram da reunião ainda ainda os membros do Conselho Curador Maria do Carmo Casa Nova, Maria Cristina Tellechea, Felipe Ribeiro (diretor financeiro da Amperj), Alexandre Schott (diretor de Assuntos Legislativos), Rogerio Pacheco (diretor Cultural); os membros do Conselho Fiscal João Carlos Brasil, Pedro Borges Mourão, Rafael Camargo Namorato, Rogério Scantamburlo, Edson Goes de Aguiar Junior e Paula de Castro Cordeiro Campanario; e os diretores André Navega, Viviane Alves e Luciana Grumbach.