Notícia

Francisco Cardoso coordena curso ‘Lavagem de Dinheiro por Tipologias’

Inserido em 11 de maio de 2022
Compartilhamento

O promotor de Justiça do MPRJ Francisco Cardoso é o coordenador do novo curso virtual “Lavagem de Dinheiro por Tipologias”, que começará em 23 de maio, através da plataforma Microsoft Teams. Promovido pela Comissão de Enfrentamento da Corrupção (CEC) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e pelo Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB), do MPRJ, o curso tem como objetivo qualificar ainda mais os membros do Ministério Público para atuar em delitos de lavagem de dinheiro.

“O que esperamos é que os colegas possam ser blindados com mais conhecimentos específicos em relação a cada uma dessas áreas de atuação e desse mercado, que usualmente são envolvidos e utilizados indevidamente para a lavagem de dinheiro, para que nossa atividade seja mais produtiva e antenada com os conhecimentos que gravitam ao redor desses temas”, explicou Francisco Cardoso.

A primeira aula será ministrada por Cardoso e pelo executivo do mercado financeiro Bernardo Sur, sobre “Lavagem de Dinheiro no Mercado de Criptomoedas”. Dividido em dois módulos, a capacitação se propõe a abordar não apenas criptomoedas, mas também mercado imobiliário, jogos, lavagem de dinheiro associado ao tráfico de drogas e milícias, obras de arte, entre outros.

O primeiro módulo é dividido em quatro encontros, que acontecerão em 23 e 30 de maio, e em 6 e 13 de junho. Já o segundo módulo, está previsto para o segundo semestre e abrangerá as seguintes tipologias: mercado de obras de arte e antiguidades; serviços de advocacia, consultoria e assessoramento; joias, pedras e metais preciosos; e novas tecnologias financeiras.

A capacitação está disponível apenas para membros dos Ministérios Públicos do Brasil. Para mais informações, clique aqui!