Notícia

Associação do Paraná promove palestra sobre combate à corrupção

Inserido em 23 de junho de 2022
Compartilhamento

O professor da Fundação Dom Cabral e analista político Bruno Carazza é o convidado para o Café com Letras da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), nesta quinta-feira (23), a partir das 19h. Ele fará uma palestra sobre “Combate à Corrupção e os Problemas Estruturais do Sistema Político Brasileiro”. Os associados da Amperj poderão se inscrever e assistir pelo canal da APMP no YouTube.

A palestra é baseada no livro “Dinheiro, Eleições e Poder: As Engrenagens do Sistema Político Brasileiro” (Companhia das Letras, 2018), no qual Carazza analisa os custos do funcionamento do nosso presidencialismo de coalizão. Ele criou uma metodologia original para destrinchar as engrenagens do sistema político brasileiro, após compilar e cruzar dados sobre doações de campanhas eleitorais.

Em recente artigo publicado no jornal Valor Econômico, Carazza explica que em geral os países definem a composição do financiamento das campanhas a partir de três fontes, dando mais ou menos ênfase em cada uma delas: dinheiro público, doações de empresas e doações de pessoas físicas.

No Brasil, segundo ele, a marca é o desequilíbrio. “A gente saiu de um modelo que não era equilibrado, porque era muito dependente das grandes empresas, para outro modelo, que também é desequilibrado, porque a gente está colocando cada vez mais dinheiro público nas campanhas e isso, além da questão do mau uso desse dinheiro, traz problemas para o funcionamento da democracia”, disse.

Perfil

Bruno Carazza é doutor em Direito Econômico pela UFMG (2016), mestre em Teoria Econômica pela UnB (2003) e bacharel em Ciências Econômicas (1998) e em Direito (2010) pela UFMG.

Durante 20 anos, atuou em diversos órgãos da área econômica do governo federal, como Secretaria de Política Econômica (SPE), Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda e Escola de Administração Fazendária (Esaf, onde foi diretor entre 2017 e 2019).

Ministra cursos e palestras sobre cenários econômicos, conjuntura política, “compliance” e combate à corrupção, Direito Eleitoral e outros temas relacionados à interação entre as áreas do Direito, Economia e Ciência Política.