Notícia

Revista Amperj: ‘Bancada da Bola’ representa a Amperj no Torneio Nacional de Futubol Society do MP

Inserido em 27 de setembro de 2022
Compartilhamento

Times de associados disputaram o campeonato em Manaus em quatro categorias.

por Yuri Murta

A equipe de futebol da Amperj, carinhosamente apelidada de “Bancada da Bola”, existe há 23 anos. Desde então, os times vêm colecionando momentos, histórias e títulos. Contudo, devido à pandemia, os treinos e jogos foram paralisados e saíram da rotina. Mas o retorno aconteceu em 2022, cercado de expectativa e animação.

O primeiro treino com foco na disputa do 19º Torneio Nacional de Futebol Society do Ministério Público aconteceu em meados de fevereiro, animando a preparação para o campeonato que, em 2022, foi organizado pela Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP), em parceria com a Conamp.

Leia Mais: Revista Amperj: Torneio de Tênis reúne associados no último fim de semana de agosto

Revista Amperj: Torneio de Beach Tennis é sucesso entre os associados

Depois de meses de treino, em junho as equipes das categorias Força Livre, Sênior, Master e Supermaster entraram em campo em Manaus para representar a Amperj.

A campanha com maior destaque foi a da categoria Sênior, que mesmo terminando o campeonato invicta, ficou com a terceira colocação. A caminhada da equipe foi brilhante e a medalha de bronze foi conquistada na Arena da Amazônia, palco da Copa do Mundo de 2014, contra a equipe da Associação do Maranhão, em vitória por 2 a 1. O único revés aconteceu nas semifinais, quando o time perdeu nos pênaltis contra a Associação do Ceará, que acabou sendo a campeã da categoria.

Outra categoria que, infelizmente, caiu nos pênaltis para o campeão, foi a Master. O time da Amperj conseguiu avançar da fase de grupos, mas foi eliminado nas quartas de final para o time da Associação de Minas Gerais, depois de um grande jogo, que terminou empatado. Nas categorias Supermaster e Força Livre, os times só participaram da fase de grupos.

A competição contou com 48 equipes de todo o país, juntando as quatro categorias. O torneio durou quatro dias e as partidas foram realizadas em três grandes casas esportivas da capital amazonense: Clube do Trabalhador, Estádio Carlos Zamith e as finais, na Arena da Amazônia.

A “Bancada da Bola” está aberta para receber mais colegas que queiram participar do futebol da Amperj. O próximo desafio nacional será em João Pessoa, em junho de 2023. Para participar dos treinos quinzenais, que acontecem às 10h de sábado no Clube Israelita na Barra da Tijuca, basta enviar um email para amperj@amperj.org.

Troféus esportivos ganham destaque

No início de agosto, como forma de homenagear as conquistas esportivas dos associados, a Amperj inaugurou uma exposição de troféus, entre eles o terceiro lugar conquistado pelo time Sênior no Amazonas. Também estão expostos os troféus das conquistas marcantes de primeiro lugar em 2003, na categoria Master, e de 2009, na categoria Força Livre, bem como os do bicampeonato da Copa Jurídica.

Para o promotor de Justiça e integrante da equipe de futebol Márcio Almeida, a inauguração da Galeria de Troféus da Amperj consolida o reconhecimento da importância da “Bancada da Bola”, não somente pelas inúmeras conquistas nos Torneios Nacionais e Copas Jurídicas, entre outros, mas especialmente pela relevância do congraçamento entre os colegas de diversas gerações do Ministério Público. “Mais do que as vitórias em campo, ao longo dos mais de 20 anos da ‘Bancada da Bola’, são inesquecíveis os momentos de amizade, superação e alegrias”, destacou Márcio.

Leia a Revista da Amperj na íntegra aqui.