Notícia

Evento do Clube do Vinho tem a maior adesão da história

Inserido em 30 de setembro de 2022
Compartilhamento

Os associados da Amperj tiveram a oportunidade de conhecer os sabores, histórias e tradições dos vinhos elaborados com a uva Syrah/Shiraz. Guiados pelo promotor de Justiça Carlos Bernardo Aarão Reis, os 49 presentes aprenderam sobre as principais regiões francesas e australianas nas quais os vinhos com Syrah (França) e Shiraz (Austrália) se destacam. O público foi recorde em eventos de vinho da Amperj, mesmo com o mau tempo desta quinta-feira (29).

Este é o segundo evento do Clube do Vinho desde os retornos dos encontros presenciais pós pandemia do Covid-19. O ano de 2022 é um marco para este tipo de reunião, uma vez que, neste ano, se comemoram 10 anos da carta de vinho da Amperj e 13 anos das palestras e degustações de vinhos na Associação.

Leia Mais: Associados prestigiam o Nhoque da Fortuna do restaurante da Amperj

Revista do MPRJ recebe artigos para avaliação até novembro

Carlos Bernardo contou que a ideia do encontro foi “mostrar uma uva extremamente popular e a sua versatilidade, que é a Syrah ou Shiraz. Explicando os tipos e estilos de vinho que são feitos a partir dela e focando principalmente na França, que é o berço da Syrah, e na Austrália, que foi a segunda terra dela e onde ela passou a se chamar Shiraz.”

Durante a palestra, os associados e acompanhantes puderam degustar quatro tipos de vinhos da uva (dois franceses e dois australianos, de um total de quatro regiões distintas), além de contarem com uma mesa de frios e mini pratos que harmonizavam com o estilo de vinho servido. O destaque entre os mini pratos foi a deliciosa massa com ragú de cordeiro elaborada pela equipe do restaurante da Amperj e pensado para harmonizar com os vinhos degustados no evento.

Os vinhos foram degustados às cegas, com votação dos preferidos. No final, o vinho escolhido pela maioria foi o Two Hands Angels’ Share McLaren Vale Shiraz 2018 e em segundo lugar o Langmeil Hangin Snakes Shiraz Viognier 2017, ambos vinhos australianos. Porém, diversos associados preferiram os franceses. Uma harmônica divergência!

O Clube do Vinho da Amperj busca agregar associados apreciadores da tradicional bebida, com troca de informações e cartela de sugestões. Para se inscrever, envie um email para clubedovinho@amperj.org e não deixe de consultar a dinâmica carta de vinhos na intranet ou pelo app da Amperj.