Notícia

Saiba mais sobre os 10 homenageados com a Medalha do Mérito

Inserido em 29 de novembro de 2022
Compartilhamento

A Amperj vai homenagear, com a Medalha do Mérito, 10 personalidades que se destacaram em 2022 pelos relevantes serviços à Associação e ao Ministério Público. A cerimônia será em 1º de dezembro, às 17h30, no auditório da sede, e será conduzida pelo presidente Claudio Henrique Viana. Veja quem são e conheça mais sobre os homenageados neste ano.

Leia Mais: ‘Bancada da Bola’ realizará confraternização neste sábado (3)
Conamp debate votação da PEC 63 no Senado nesta quarta (30)

Os agraciados serão o procurador-geral de Justiça em exercício, Antônio José Campos Moreira; o vice-presidente da Amperj, Dennis Aceti; os procuradores de Justiça Ricardo Ribeiro Martins, corregedor do MPRJ, Luiza Thereza Baptista de Mattos, Déa Araujo de Azeredo, Heloísa Daltro Leite e Luiz Sérgio Wigderowitz; o desembargador do TJRJ José Muiños Piñeiro Filho; o ex-presidente da Amaerj (Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro), juiz Felipe Gonçalves; e o ministro aposentado do STJ Hamilton Carvalhido (in memoriam).

Luiza Thereza afirmou que foi pega de surpresa pela notícia da honraria e se sente em estado de profunda emoção. “Eu me sinto honrada, porque estou em término de carreira, e ser lembrada no término de carreira é uma coisa muito boa.” Luiz Sérgio Wigderowitz, que é procurador de Justiça aposentado, também agradeceu. “Recebo essa homenagem como prova do meu amor pelo MP, onde vivi a minha vida profissional por 42 anos, e pela nossa Associação.”

Confira abaixo um pouco da história e da carreira dos homenageados:

Antônio José Campos Moreira
Procurador-geral em exercício, integra o Conselho Superior do MPRJ, onde é o decano. Já atuou como subprocurador-geral de Justiça, assessor-chefe da Assessoria de Assuntos Institucionais, assessor-chefe da Assessoria de Atribuição Originária Criminal e como coordenador da primeira formação do grupo das Centrais de Inquérito, além de chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça. Ingressou no MPRJ em 1987 e é titular da 1ª Procuradoria de Justiça junto à 2ª Câmara Criminal do TJRJ. Professor emérito da Femperj e professor conferencista da Emerj.

Déa Araujo de Azeredo
A procuradora de Justiça aposentada é integrante do Conselho Fiscal do Centro dos Procuradores do Estado do Rio de Janeiro. Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense em 1962, ingressou em 1974 no Ministério Público, onde atuou como representante em muitas ações extraordinárias dentro do órgão. Foi subsecretária do Estado da Secretaria de Justiça e chefiou cargos na Secretaria de Segurança Pública. Na atual gestão da Amperj, é diretora Assistencial e de Assuntos Relativos a Aposentados e Pensionistas. Foi diretora Geral do Departamento de Depósito Público da Secretaria de Estado de Justiça do novo Estado do Rio de Janeiro, sendo Secretário o advogado Dr. Técio Lins e Silva e Governador Wellington Moreira Franco.

Dennis Aceti
O procurador de Justiça e vice-presidente da Amperj é titular da 5ª Procuradoria de Justiça junto à 5ª Câmara Criminal e articulador criminal do Núcleo de Articulação Institucional. É mestre em Ciências Penais e professor na Universidade Federal Fluminense. Ingressou no MPRJ no 11º concurso e tomou posse em 1991. Foi subcorregedor-geral (junho de 2014 a junho 2016), coordenador da 2ª Central de Inquéritos, coordenador do CRAAI São Gonçalo e conselheiro do MPRJ por três mandatos.

Felipe Gonçalves
Ex-presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), onde atuou em conjunto com a Amperj na defesa dos interesses das carreiras jurídicas, é juiz de Direito do TJRJ. É juiz representante na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) e juiz instrutor na Escola de Administração Judiciária (Esaj). É graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 2001, onde obteve o mestrado em Direito em 2018.

Hamilton Carvalhido (in memoriam)
Iniciou carreira na então Procuradoria-Geral de Justiça do Estado da Guanabara, em 1966. Foi procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro de 1995 a 1999. Em sua gestão, foi inaugurada a atual sede do MPRJ, na Avenida Marechal Câmara, 370. Foi presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG) e pediu exoneração do MPRJ em 1999, quando foi nomeado ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Foi também corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral, em abril e maio de 2011, e membro da Comissão de Juristas, responsável pela elaboração do anteprojeto do novo Código Eleitoral. Foi também professor em universidades do Rio de Janeiro e de Brasília.

Heloísa Daltro Leite
Procuradora de Justiça aposentada desde 2012, ingressou no MPRJ em 1986, como uma das integrantes do 5º Concurso. Foi promotora em comarcas da Baixada e da Capital, titular da Procuradoria de Justiça junto à 12ª Câmara Cível e atuou na Coordenação do CRAAI Cível e no Conselho Superior do Ministério Público. É mestre em Direito Público.

José Muiños Piñeiro Filho
Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro desde 2008, ingressou no MPRJ em 1983, no 3º Concurso. Foi procurador-geral de Justiça por dois mandatos, de 1999 a 2001, e de 2001 a 2003. Nesse período, realizou a criação, por Lei, de 15 cargos de peritos (GATE) e de 480 secretários. Atualizou o Plano de Cargos e Salários dos Servidores, com ampliação do quadro, com a criação de 25 cargos de Técnicos de Notificação e Atos Intimatórios (atuais Oficiais de Justiça) e mais 183 cargos de servidores, bem como 77 cargos comissionados. Foi responsável pela lei para transferência das atribuições antes restritas ao procurador-geral de Justiça para as matérias relativas aos chamados Direitos Difusos. Revitalizou o Centro de Memória do MPRJ. Instituiu a Medalha Campos Salles, patrono nacional da instituição, e a Medalha Annibal Frederico de Souza. Trabalhou pela edição da Lei Complementar n.º 106/2003, o Novo Estatuto do MPRJ. Como associado da Amperj, foi eleito conselheiro na gestão presidida por Waldy Genuíno de Souza (1887/1888) e secretário-geral na gestão presidida por José Carlos Paes (1995/1996). Também participou da comissão que coordenou as obras para instalação da atual sede da Amperj.

Luiz Sérgio Wigderowitz
Procurador de Justiça aposentado desde 2004, ingressou na carreira do Ministério Público do então Estado da Guanabara, em 1963, por concurso público de provas e títulos. Atuou em diversos cargos, dentre os quais: chefe da Assessoria Criminal, diretor geral de Secretaria, diretor do Centro de Estudos Jurídicos, supervisor da Equipe de Proteção ao Meio Ambiente e ao Patrimônio Comunitário, diretor executivo da Fundação Escola do MPRJ e chefe da Assessoria de Direito Civil. Foi professor de Direito Penal de 1967 a 2022.

Luiza Thereza Baptista de Mattos
Luiza Thereza Baptista de Mattos, Procuradora de Justiça. Ingressou no MPRJ em 1975. Foi promovida a Procuradora em 1993. É titular da 2ª Procuradoria de Justiça junto à 8ª Câmara Criminal do TJRJ. Membro nato do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça do MPRJ. Membro do Conselho Consultivo da AMPERJ. Diretora de Relações Externas do CEPROJUS. Eleita para o cargo de Diretora Assistencial e de Assuntos Relativos a Aposentados e Pensionistas da AMPERJ para o próximo biênio.

Ricardo Ribeiro Martins
Corregedor-geral do MPRJ desde junho de 2022, ingressou na carreira em 1986, aprovado no 5º Concurso. Foi promovido a procurador de Justiça em 2001, é titular da 2ª Procuradoria de Justiça junto à 4ª Câmara Criminal do TJRJ e atuou como procurador-geral de Justiça em exercício em 2018. Entre 2019 e 2020, foi subprocurador-geral de Assuntos Criminais e Direitos Humanos. É docente da Emerj e professor emérito da Femperj.

Entrega das Medalhas do Mérito da Amperj

Data: quinta-feira, 1º de dezembro de 2022
Horário: 17h30
Local: Auditório da Amperj – Rua Rodrigo Silva, 26, 8º andar – Centro – Rio de Janeiro