Notícia

Confira atrações da cidade para curtir as férias em família

Inserido em 19 de janeiro de 2023
Compartilhamento

Janeiro é conhecido pelo verão, calor, praia e férias escolares. Que tal conhecer lugares históricos e a natureza da Cidade Maravilhosa? Aproveite as dicas e mostre aos seus filhos o novo zoológico, pontos históricos e a mistura de natureza e metrópole que só o Rio de Janeiro tem. 

Leia Mais: Bolsas para pós em Inteligência Aplicada têm 60% de desconto

CNMP fará evento sobre combate à escravidão contemporânea

Veja as dicas e curta as férias com os seus filhos!

1 – BioParque do Rio 

Quer aproveitar o tempo bom e a natureza? O Rio de Janeiro oferece ótimas opções de lazer, como o BioParque do Rio. Leve a família para curtir o contato com a natureza.

O BioParque do Rio fica no lugar do mais antigo zoológico do Brasil. É na Quinta da Boa Vista e abre das 9h às 17h. Aproveite o feriado e, por até R$ 46, conheça a diversidade do bioparque.

2- Jardim Botânico

Outra opção para dias de sol é o Jardim Botânico, um dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade. Com 136 hectares de jardins exuberantes, é um dos maiores parques caroiocas. Fundado em 1808, tem mais de 6.500 espécies de plantas, além de animais exóticos, como macacos, pássaros e répteis. 

Mais de 15 mil espécimes de bromélias raras são mantidas em duas estufas e canteiros no arboreto, enquanto o Jardim Japonês abriga 65 espécies de plantas nativas e carpas koi japonesas. As crianças podem se divertir com brinquedos de madeira e caixas de areia no playground, enquanto os pais saboreiam lanches e bebidas leves no Café Botânica. 

Localizado na rua e bairro de mesmo nome, o espaço fica aberto às segundas, das 12h às 19h e de terça a domingo, das 8h às 19h.

3 – Biblioteca Nacional

Instalada em um prédio histórico no Centro, a Biblioteca Nacional é um dos maiores patrimônios bibliográficos e documentais brasileiro. É um ótimo lugar para se visitar em dias de tempo ruim, quando pontos históricos substituem pontos naturais.

Fundada por D. João VI em 1810, após sua chegada ao Brasil, junto com a Corte e a Família Real Portuguesa, a instituição se destaca pelo acervo e pelo local, um marco da arquitetura eclética e neoclássica. É uma verdadeira aula de História.

A visita orientada à Biblioteca Nacional é gratuita e pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

4 – Museu de Arte Moderna

Outro local que transita pelas belezas do Rio de Janeiro e pela cultura é o Museu de Arte Moderna, no Parque do Flamengo. Seu acervo contém mais de 15 mil obras, entre esculturas e pinturas de artistas consagrados e reconhecidos internacionalmente.

Além das obras, o próprio entorno do museu e seu prédio são marcos históricos da cidade. O projeto do arquiteto carioca Affonso Eduardo Reidy e o paisagismo de Roberto Burle Marx tornam o exterior do museu um dos pontos espetaculares da cidade.

O Museu de Arte Moderna fica aberto de quinta a domingo das 10h às 18h. O primeiro horário de domingo é exclusivo para visitação de pessoas com deficiência intelectual, autistas ou com algum tipo de hipersensibilidade a estímulos visuais ou sonoros.

5 – Bondinho de Santa Teresa

O bondinho de Santa Teresa proporciona um passeio maravilhoso para ver a cidade por uma outra ótica. Ele liga o bairro de mesmo nome ao Centro, passando por um dos lugares mais famosos do Rio de Janeiro, a Lapa. Além do passeio em si, há uma volta ao passado com um transporte que foi muito comum no Rio do início do século 20.

O embarque acontece na Rua Lélio Gama, no Centro, perto da estação de metrô Carioca. As saídas acontecem a cada 30 minutos e a passagem custa R$ 20,00, pagos na ida e com volta inclusa. O bondinho fica aberto de segunda a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.